Produtos e Serviços

ABB entrega solução para aumento de desempenho de plataformas do tipo FPSO no Rio de Janeiro

Solução vai otimizar fabricação e minimizar os riscos nos campos Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça. Até o fim de 2017, até 150 mil barris de petróleo bruto poderão ser processados.

Redação/Assessoria
13/12/2016 12:42
ABB entrega solução para aumento de desempenho de plataformas do tipo FPSO no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação Visualizações: 363

A ABB instalou uma solução pré-fabricada para o sistema elétrico de uma embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarregamento (FPSO), que será implantada em águas profundas nos campos Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça, localizados a cerca de 112 quilômetros da costa de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro.

Quando estiver em operação, até o final de 2017, será capaz de processar 150 mil barris de petróleo bruto, comprimindo 176 milhões de pés cúbicos de gás por dia e terá uma capacidade de armazenamento de cerca de 1.600.000 barris. Também será capaz de injetar 200 mil barris de água por dia nos reservatórios.

Todas estas operações serão alimentadas por um sistema elétrico da ABB, o qual foi fornecido na forma de E-house, uma sala elétrica modular que chegou no local com painéis de média e baixa tensão e transformadores já instalados. A ABB foi capaz de superar o desafio de cumprir os requisitos de conteúdo local brasileiro, bem como a complexidade na fabricação e integração do módulo na China dentro de um calendário apertado. O módulo concluído pesa cerca de 1.000 toneladas e está equipado com iluminação, rastreamento de calor, supressão de incêndio e sistemas de aquecimento e ventilação.

A FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 está sendo fabricada pela MODEC Offshore Production Systems (Singapure) Pte. Ltd., uma subsidiaria da MODEC Inc, que é uma proprietária/operadora japonesa e EPCI geral de sistemas de produção flutuante, incluindo FPSO. Será a 11ª FPSO que a MODEC fornecerá para os campos brasileiros e a 9ª que será operada pela MODEC para a Petrobras. É também a 9ª parceria entre a ABB e MODEC.

Para Paul Singh, gerente da unidade de negócios de Óleo, Gás e Química em Singapura “A entrega completa de nossa parte desse projeto dentro do prazo é um testemunho do nosso compromisso em assumir nossos projetos, atendendo cronograma e minimizando riscos.”

O FPSO será de propriedade de um consórcio formado por empresas japonesas, a MODEC, Inc., a Mitsui & Co., Ltd., a Mitsui O.S.K. Lines, Ltd. e Marubeni Corporation. Será fretada pela Petrobras por 20 anos sob um contrato de fretamento. A FPSO ficará ancorada a 765 metros de profundidade de água e será capaz de acomodar até 62 risers e umbilicals.

Sobre a ABB - A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. www.abb.com.br

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.