Licitação

18 empresas já mostram interesse na ampliação do porto do Pecém

Dezoito empresas brasileiras demonstraram interesse em participar da licitação das obras da segunda etapa de ampliação do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Todas apresentaram à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) atesta

Diário do Nordeste
21/06/2011 06:58
Visualizações: 1139
Dezoito empresas brasileiras demonstraram interesse em participar da licitação das obras da segunda etapa de ampliação do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Todas apresentaram à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) atestados de visitação recente às instalações e estrutura do terminal, cumprindo mais uma das exigências para participarem do processo licitatório.
 
 
Prevista para ocorrer em janeiro último, a licitação será aberta, oficialmente, amanhã às 9 horas, na Central de Concorrência da Procuradoria Geral do Estado (PGE). "Recebemos atestados de visitação de 18 empresas, o que não significa que todas irão concorrer, isoladamente, já que o edital permite consórcio de até empresas", confirmou na tarde de ontem, o titular da Seinfra, Adail Fontenele.
 
 
Licitação milionária
 
 
 
Nessa segunda fase de ampliação do Porto serão construídos mais dois berços de atracação com 300 metros de comprimento e retro área de 69 mil metros quadrados; uma nova ponte com 1.500 metros de extensão e 32 metros de largura, além de uma "avenida" sobre a ponte, de 1.100 metros. "Essas obras estão orçadas em R$ 610 milhões", informou Fontenele.
 
 
Segundo o secretário, a licitação irá reunir as três obras em um pacote só. "Quem ganhar leva tudo", declarou Fontenele, para quem o processo deve ser bastante concorrido, diante do número de empresas que se mostraram interessadas.
 
 
 
Recursos indefinidos
 
 
Apesar do grande interesse, os recursos para custear as obras ainda não estão totalmente definidos. Conforme explicou o secretária, parte dos recursos financeiros estão sendo negociados junto à Secretaria Especial dos Portos (Seap). Outro montante, não revelado, será financiada com recursos do Estado.
 
 
 
O Porto do Pecém deverá, até 2014, passar por cinco ampliações, segundo já informou o governador Cid Gomes. O custo total dessa expansão, conforme o chefe do Executivo estadual, será superior a R$ 1,6 bilhão. Esses investimentos visam garantir a infraestrutura do terminal para receber os grandes projetos estruturantes do Estado, como a refinaria, a siderúrgica e Transnordestina.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
30/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25