Bloomberg, 07/01/2025
A Rússia cortou a produção de petróleo em dezembro para um nível abaixo da meta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+). A informação é de fontes ligadas ao Ministério de Energia do país à Bloomberg.
De acordo com o veículo, a Rússia bombeou 8,971 milhões de barris por dia de petróleo no último mês – cerca de 7.000 bpd abaixo do que o país assegurou para dezembro.
O país prometeu cortar a produção em um total de 971.000 bpd, em relação à linha de base de 9,949 mi de bpd.
No dia 5 de dezembro, a Opep+ decidiu adiar até março de 2025 o corte de 2,2 milhões de barris por dia (bpd) na produção da matéria-prima energética, que estava planejada para terminar no último mês de 2024.
Rússia, Iraque e Cazaquistão produziram, no último biênio, acima da cota delimitada pelo cartel, contudo, em julho, os países apresentaram planos de compensação com cortes mais profundos para o fim do ano.
A Rússia interrompeu a divulgação de dados de produção de petróleo e gás natural imediatamente após a invasão na Ucrânia em 2022. Desde então, o mercado se alinha a fontes próximas ao Ministério de Energia para coletar números que não são mais públicos, ou dados de embarcações para remessas russas da commodity e derivados de refinarias.
Fale Conosco