Energia Elétrica

Consumo de energia no Brasil sobe 2,9% em maio por clima e maior atividade, diz CCEE

Reuters, 22/06/2023
22/06/2023 10:47
Visualizações: 976

O consumo nacional de energia elétrica cresceu 2,9% em maio na comparação anual, a 65 mil megawatts médios, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O desempenho de maio foi o melhor registrado neste ano e reflete uma melhor produção de alguns setores da economia, além de temperaturas mais altas em algumas regiões, estimulando o uso de equipamentos de refrigeração, como o ar-condicionado, disse a instituição.

No mercado regulado, atendido pelas distribuidoras de energia, o consumo registrou alta de 3,4% em relação a igual mês de 2022. Segundo a CCEE, esse crescimento foi reduzido pela utilização de sistemas de geração distribuída, como telhados solares, que diminuem o consumo de energia puxada da rede.

Excluindo o efeito da geração distribuída, a CCEE calcula que a demanda por energia no mercado regulado teria aumentado 6,8% em maio.

Já no mercado livre, no qual indústria e grandes empresas contratam sua energia, o avanço do consumo foi de 1,9%. As maiores altas no consumo foram registradas nos segmentos de extração de minerais metálicos (9,7%), comércio (7,7%) e alimentos (6,2%), e as maiores baixas, em serviços (-6%), madeira, papel e celulose (-4,5%) e saneamento (-3,2%).

No caso da geração de energia, os dados da CCEE mostram um declínio de 2% na produção das hidrelétricas em maio. Já as térmicas geraram mais de 8.700 MW médios, aumento de 5,4%, puxado pela maior participação das usinas a biomassa.

A geração de parques eólicos, por sua vez, avançou 18,9% em relação ao ano passado, enquanto os complexos solares produziram 76,8% mais no comparativo anual.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.