Internacional

Comerciantes de petróleo e gás vão buscar isenções tarifárias de Pequim para importações dos EUA, dizem fontes

Reuters, 07/02/2025
07/02/2025 06:43
Visualizações: 1278

Os comerciantes de petróleo e gás provavelmente buscarão isenções de Pequim sobre as tarifas que o governo chinês planeja impor às importações de petróleo bruto e gás natural liquefeito (GNL) dos EUA a partir de 10 de fevereiro, disseram fontes comerciais na quinta-feira.

Pouco depois que as tarifas impostas à China pelo presidente dos EUA, Donald Trump, entraram em vigor na terça-feira, o Ministério das Finanças da China disse que imporia taxas de 15% sobre as importações de carvão e GNL dos EUA e de 10% sobre o petróleo bruto, bem como sobre equipamentos agrícolas e alguns automóveis, a partir de 10 de fevereiro.

Quatro petroleiros, transportando 6 milhões de barris de petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) e Alaska North Slope (ANS) dos EUA, e dois navios de GNL estão atualmente a caminho da China, mostraram dados das empresas de análise Kpler e LSEG.

Espera-se que as empresas solicitem isenções para petroleiros que já foram reservados, disseram três traders de petróleo. No entanto, seria mais difícil para novos negócios receberem isenções, disseram dois deles.

Uma fonte comercial chinesa disse que é improvável que eles revendam petróleo dos EUA, pois os preços não estão favoráveis ​​em meio ao aumento da produção.

Outros dois traders que lidam com petróleo dos EUA disseram que não viram cargas destinadas à China sendo oferecidas novamente no mercado, pois ainda há cargas não vendidas para carregamento em março.

As fontes não quiseram ser identificadas, pois não estavam autorizadas a falar com a mídia.

Unipec, o braço comercial da maior refinaria da Ásia, a Sinopec (600028.SS), e também o maior comprador chinês de petróleo dos EUA, tem acordos de longo prazo e também participa de negócios de oleodutos nos Estados Unidos, disse outra fonte próxima à empresa.

"A tarifa de 10% significa que a Unipec precisa fazer mais trocas, como enviar mais petróleo para a Coreia e o Japão em troca do que esses compradores tiverem que trocar", disse a pessoa.

A Unipec também pode optar por vender mais para clientes domésticos nos EUA, acrescentou a pessoa.

A Sinopec não quis comentar.

Pelo menos mais oito navios Very Large Crude Carriers (VLCC) foram reservados por empresas como Vitol,

Gunvor, Occidental (OXY.N), ExxonMobil (XOM.N), e Atlantic Trading and Marketing Inc. (ATMI), o braço comercial da TotalEnergies da França (TTEF.PA), , mostraram dados do Kpler e do LSEG.

Essas empresas normalmente não comentam sobre atividades comerciais.

Para GNL, o navio Mu Lan, que recebeu uma carga em Corpus Christi em 16 de dezembro, deve chegar ao terminal de Fujian na quinta-feira.

Enquanto isso, o navio Wudang carregou no Passo Calcasieu em 7 de janeiro e está programado para chegar à China entre 9 e 11 de fevereiro.

Dados da Kpler mostram que ambos os navios são controlados pela PetroChina.

Os fluxos de GNL dos EUA para a China devem cair drasticamente, favorecendo destinos europeus e asiáticos alternativos quando a tarifa de 15% estiver em vigor, disseram analistas da Kpler em nota.

"Espera-se que a China aumente ainda mais as importações de GNL do Catar, Rússia e outros fornecedores para substituir potenciais declínios dos EUA"

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.