Artigo Exclusivo

Ouvir a indústria, por Armando Cavanha

Armando Cavanha F.
02/12/2016 09:23
Visualizações: 1212

Dentre os desafios que a sociedade brasileira produtiva convive pode estar o de saber ouvir e direcionar os desenvolvimentos e as oportunidades por aqueles que conhecem os assuntos com maior profundidade que a média habitual.

É o caso das ofertas de áreas exploratórias por intermédio dos Bids e Licitações.

Tanto as empresas de óleo e gás como os provedores de serviços são naturalmente interessados em bons negócios, aqueles que possam gerar os melhores lucros e os menores riscos. Sabem, portanto, do ponto de vista da atratividade, quais as melhores áreas, melhores blocos, os mais interessantes prospectos.

Do lado do Estado deveria se esperar tentativas sequentes de maximização do retorno econômico para o país, os melhores bônus, as melhores e mais longas remunerações dos ativos, a preservação inteligente dos recursos naturais e meio ambiente.

Assim, o Estado poderia perscrutar (analisar detalhadamente; averiguar ou inquirir; tentar compreender ou explorar) mais a indústria, obter dela as melhores e mais sólidas informações, para a tomada de decisões cada vez mais alavancadoras de negócios e empregos. Obviamente sem perder a visão estratégica e de preservação dos ativos de toda natureza.

Em uma breve visita de um COO de um prestador de serviços de obtenção de dados geofísicos marítimos, esta dúvida foi explicitada. “Por que vocês não escutam a indústria? Por que não fazem constantemente reuniões para sugestões e nominações de áreas?”

Ora, fica claro que não temos esta rotina, pelo menos ela não é percebida. Tal procedimento poderia ameaçar a percepção de autoridade, conhecimento e atitude de reguladores. Estariam eles, os reguladores, se direcionando licitações com base em opiniões externas, sendo influenciados por empresários e profissionais com diferentes interesses que aqueles do país?

É razoável que uma sociedade com histórias de tanta espoliação (apropriação ilegal do algo que não lhe pertence; aquilo que foi ilegalmente apropriado), com tantos casos em nosso país, tenha tantos medos e receios.

Mas a sociedade brasileira aparenta se manifestar em construir um novo país. Um novo ambiente, produtivo, simples, claro, com regras fáceis e executáveis. Então seria a hora de ajustar a regulação e, mais ainda, as atitudes e procedimentos de reguladores.

Fazer sim reuniões sistemáticas, públicas, para receber informações e sugestões de áreas para licitação. Fazer isto continuamente, sistematicamente, e retirar a pessoalidade e exagero de autoridade de processos de negócios. Utilizando, obviamente, os mecanismos adequados de proteção dos servidores e do Estado, em todos os sentidos.

É tempo para o Brasil reconstruir, desfazer vícios antigos e partir para fazer negócios saudáveis, atrativos, corretos e estáveis.

 

Sobre o autor: Armando Cavanha F. é consultor e professor da FGV.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25