Artigo

Os setores deverão investir em soluções de GEN IA nos próximos anos, por Alon Lubieniecki

Redação TN Petróleo/Assessoria Luby
20/02/2025 13:58
Os setores deverão investir em soluções de GEN IA nos próximos anos, por Alon Lubieniecki Imagem: Divulgação Luby Visualizações: 1525 (0) (0) (0) (0)

Antes de explorarmos os principais setores que deverão apostar em soluções de GEN IA nos próximos anos, é fundamental compreender que a GEN IA e seus agentes têm se destacado no mercado devido à sua crescente capacidade não apenas de gerenciar grandes volumes de dados, mas também de criar conteúdos exclusivos e tomar decisões de forma autônoma.

Para ilustrar o potencial desse tema, de acordo com um estudo da Grand View Research, o investimento em soluções de GEN IA deve atingir US$ 27,3 bilhões até 2030, com um crescimento anual de 23,3% globalmente. Além disso, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, em 2023 foram desenvolvidos 671 mil bots no Brasil.

Grande parte desse avanço pode ser atribuída a setores como varejo, e-commerce, saúde, serviços financeiros e telecomunicações, que têm impulsionado o desenvolvimento dessas tecnologias. Vale destacar que, independentemente da área de atuação, todos os gestores devem se empenhar em acompanhar as tendências e entender como as soluções de GEN IA podem ser aplicadas aos seus modelos de negócios.

A seguir, listo alguns dos setores que se destacam:

Robótica, Cadeias de Suprimentos e Energia: A GEN IA já está presente nesses setores e deve expandir ainda mais. Em um cenário que busca sustentabilidade e maior produtividade, as ferramentas de IA podem otimizar operações logísticas, aumentar a eficiência energética e até aprimorar o uso de máquinas nas indústrias.

Dispositivos Pessoais: A interação entre humanos e máquinas deverá alcançar novos patamares nos próximos anos. Com isso, dispositivos pessoais, como smartphones e casas inteligentes, impulsionados pela IA, se tornarão cada vez mais responsivos e hiper personalizados, adaptando-se às necessidades específicas de cada indivíduo.

Inteligência Artificial Geral (AGI) e Superinteligência: Embora ainda não sejam amplamente aplicadas no nosso dia a dia, a Inteligência Artificial Geral (AGI) tem o potencial de realizar qualquer tarefa cognitiva humana. O grande desafio será desenvolver agentes de IA e GEN IA que possam tomar decisões de forma autônoma, mas sempre respeitando regras de compliance seguras, transparentes e éticas.

Então, que tal mergulharmos nessa nova era digital?

Sobre o autor: Alon Lubieniecki é CEO da Luby, consultoria de software que impulsiona o futuro dos negócios com soluções tecnológicas inovadoras, combinando o melhor do talento humano e da Inteligência Artificial.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23