Redação TN Petróleo/Assessoria Luby
Antes de explorarmos os principais setores que deverão apostar em soluções de GEN IA nos próximos anos, é fundamental compreender que a GEN IA e seus agentes têm se destacado no mercado devido à sua crescente capacidade não apenas de gerenciar grandes volumes de dados, mas também de criar conteúdos exclusivos e tomar decisões de forma autônoma.
Para ilustrar o potencial desse tema, de acordo com um estudo da Grand View Research, o investimento em soluções de GEN IA deve atingir US$ 27,3 bilhões até 2030, com um crescimento anual de 23,3% globalmente. Além disso, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, em 2023 foram desenvolvidos 671 mil bots no Brasil.
Grande parte desse avanço pode ser atribuída a setores como varejo, e-commerce, saúde, serviços financeiros e telecomunicações, que têm impulsionado o desenvolvimento dessas tecnologias. Vale destacar que, independentemente da área de atuação, todos os gestores devem se empenhar em acompanhar as tendências e entender como as soluções de GEN IA podem ser aplicadas aos seus modelos de negócios.
A seguir, listo alguns dos setores que se destacam:
Robótica, Cadeias de Suprimentos e Energia: A GEN IA já está presente nesses setores e deve expandir ainda mais. Em um cenário que busca sustentabilidade e maior produtividade, as ferramentas de IA podem otimizar operações logísticas, aumentar a eficiência energética e até aprimorar o uso de máquinas nas indústrias.
Dispositivos Pessoais: A interação entre humanos e máquinas deverá alcançar novos patamares nos próximos anos. Com isso, dispositivos pessoais, como smartphones e casas inteligentes, impulsionados pela IA, se tornarão cada vez mais responsivos e hiper personalizados, adaptando-se às necessidades específicas de cada indivíduo.
Inteligência Artificial Geral (AGI) e Superinteligência: Embora ainda não sejam amplamente aplicadas no nosso dia a dia, a Inteligência Artificial Geral (AGI) tem o potencial de realizar qualquer tarefa cognitiva humana. O grande desafio será desenvolver agentes de IA e GEN IA que possam tomar decisões de forma autônoma, mas sempre respeitando regras de compliance seguras, transparentes e éticas.
Então, que tal mergulharmos nessa nova era digital?
Sobre o autor: Alon Lubieniecki é CEO da Luby, consultoria de software que impulsiona o futuro dos negócios com soluções tecnológicas inovadoras, combinando o melhor do talento humano e da Inteligência Artificial.
Fale Conosco