Artigo

Ibovespa tem leve queda e dólar sobe, mas opera nas mínimas do ano

Divulgação da 'prévia do PIB' é destaque no Brasil; No exterior, dados de inflação na zona do euro mostram desaceleração

Redação TN Petróleo/Assessoria
16/06/2023 14:19
Ibovespa tem leve queda e dólar sobe, mas opera nas mínimas do ano Imagem: Divulgação Visualizações: 1342

Brasil - O anúncio da redução do preço dos combustíveis levou as ações da Petrobras a tombarem na bolsa brasileira. Ainda assim, não acredito que a diminuição dos valores provocará grandes impactos nas finanças da petrolífera. As margens da empresa permanecem saudáveis mas, no mercado, é consenso que o anúncio feito ontem é uma espécie de contrapartida para o aumento do ICMS e PIS/Cofins cobrado sobre os combustíveis.

O BC também divulgou nesta manhã, o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), que é considerado uma "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB). O IBC-Br do BC é um índice criado para tentar antecipar o resultado do PIB, mas os resultados nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais divulgados pelo IBGE.

Os resultados divulgados vão em linha com os dados observados na última divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que reflete a inflação oficial do país.

Uma redução da inflação, reforça as expectativas de que o BC pode iniciar um ciclo de baixa na Selic, taxa básica de juros, em breve. Na semana que vem, o mercado deve ficar agitado em decorrência da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da instituição.

Os investidores devem seguir monitorando a tramitação do arcabouço fiscal no Congresso e o noticiário em torno da PEC da Reforma Tributária.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a Selic e ainda questionou a autonomia do Banco Central, em seu discurso final da reunião ministerial, isso acaba por trazer insegurança e instabilidade para o mercado financeiro brasileiro.

 

Dólar - Os mercados globais continuam a repercutir a decisão de política monetária anunciada pelo Fed na quarta-feira. A instituição manteve as taxas de juros inalteradas no maior nível desde 2007.

Quando os juros sobem nos Estados Unidos, a tendência é que os investidores retirem seus recursos de ativos considerados de risco para alocar nos títulos públicos norte-americanos, que são considerados os mais seguros do mundo e, com juros maiores, entregam uma rentabilidade mais atrativa. 

Ou seja, com essa pausa na subida das taxas nos Estados Unidos, outros ativos, como a moeda brasileira ganharam fôlego contra o dólar.

No exterior, os novos dados da China reforçaram que a economia do país está passando por um processo de desaceleração. As vendas no varejo subiram 12,7% em maio, contra uma expansão de 18,4% observada em abril, enquanto a produção industrial cresceu 3,5%, abaixo da alta de 5,6% do mês anterior..

Além disso, no Brasil, arcabouço fiscal, contas públicas, inflação, PIB, reforma tributária e reforma ministerial continuam a ser foco das atenções do mercado. Assim como o novo corte nos preços da gasolina anunciado pela Petrobras na última quinta-feira, que também ficou no radar dos investidores.

 Sobre o autor: Luiz Felipe Bazzo é CEO do transferbank, uma das 15 maiores corretoras de câmbio do Brasil. O executivo também já trabalhou em multinacionais como Volvo Group e BHS. Além disso, criou startups de diferentes iniciativas e mercados tendo atuado no Founder Institute, incubadora de empresas americanas com sede no Vale do Silício. O executivo morou e estudou na Noruega e México e formou-se em administração de empresas pela FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR), e pós-graduado em finanças empresariais pela Universidade Positivo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.