<P>A política de desenvolvimento econômico da nova administração estadual passa necessariamente pela aprovação da Zona de Processamento das Exportaçoes (ZPE´s). Aguardada há décadas, mas em fase de redação final na Comissão de Constituição e Justiça do Congresso Nacional, a instalaç...
Díário do NordesteA política de desenvolvimento econômico da nova administração estadual passa necessariamente pela aprovação da Zona de Processamento das Exportaçoes (ZPE´s). Aguardada há décadas, mas em fase de redação final na Comissão de Constituição e Justiça do Congresso Nacional, a instalação de uma ZPE no Complexo Industrial e Portuário do Pecém será o gancho de atração de novos empreendimentos para o Ceará, nos próximos quatro anos. A ZPE será necessária, por exemplo, para atrair uma nova refinaria para o Ceará e para a consolidação do polo metal mecânico, após a instalação da Usina Siderúrgica Ceara Steel. As informações são do titular da nova Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará, o industrial do setor têxtil, Ivan Bezerra de Menezes.
Em fase de formatação, a nova entidade substituirá a atual estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, capitaneada até ontem, pelo secretário Régis Dias. A nova estrutura e os conselheiros que irão compor a Agência serão apontados nos próximos 15 dias, ao novo governador.
Ao tomar posse na tarde de ontem, Bezerra disse que não adotará mudanças substanciais na política de concessão de incentivos fiscais adotada pelo antecessor, mas fará concessões diferenciadas, dependendo do interesse de cada novo investidor. ?As empresas que já vêm normalmente terão incentivos limitados, já as novas poderão gozar de benefícios diferenciados?, anunciou Bezerra.
Ele avalia que a experiência como industrial, além da vivência e o bom relacionamento com o meio empresarial da América Latina são atributos que lhes facilitarão a tarefa de atrair novos investimentos para o Estado do Ceará.
Fonte: Díário do Nordeste
Fale Conosco
22