Distribuição

Zamprogna trará sinergias para Usiminas

Jornal do Commercio
22/12/2008 02:42
Visualizações: 1276

A compra da distribuidora e fabricante de tubos gaúcha Zamprogna pela Usiminas, anunciada nesta quinta-feira, vai gerar sinergias de R$ 250 milhões para os negócios de distribuição da siderúrgica. Segundo o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Usiminas, Paulo Penido Pinto Marques, a Zamprogna trará ganhos de participação de mercado e eficiência, uma vez que a distribuidora gaúcha poderá distribuir produtos da Usiminas na região Sul, assim como as outras distribuidoras controladas pela Usiminas (Rio Negro, Dufer e Fasal) poderão distribuir os tubos produzidos pela Zamprogna.

 

Segundo o executivo, a fatia de mercado da Usiminas na distribuição passará de 15% para 23% com a compra da empresa. Ele explicou que a atividade de produção de tubos com costura da Zamprogna não é voltada para o setor de petróleo e gás, mas para o setor automotivo, com tubos usados em bancos de veículos e autopeças. Ele lembrou que o setor petroleiro é atendido indiretamente pela Usiminas, que produz chapas grossas processadas pela Confab para produção de tubos de grande diâmetro. General motors. Um importante cliente da Zamprogna, segundo Marques, é a General Motors, abastecida pela unidade de Gravataí (RS).

 

Apesar de a montadora estar em crise, o executivo afirmou que as vendas de automóveis no Brasil estão reagindo bem aos incentivos anunciados recentemente pelo governo, que incluem a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Para ele, as vendas de automóveis em 2009 deve cair em relação a 2009, mas o setor continua atrativo.

 

 “As vendas de veículos no ano que vem devem ficar um pouco abaixo de 3 milhões de unidades”, disse em teleconferência com analistas. Neste ano, as vendas devem somar cerca de 3,28 milhões de unidades, segundo ele.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): aprovada a indicaç...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23