O terceiro dia de trabalho (27/10) da 20ª edição do encontro anual da World Energy Cities Partnership (WECP), foi integrado com o primeiro dia de atividades da OTC Brasil, no Riocentro. Os participantes acompanharam os debates sobre “Políticas Públicas e Pesquisa e Desenvolvimento para Setor de óleo e gás” e “Projetos de Transformação Urbana”, além de participar da feira.
No seminário sobre transformação urbana, foram apresentados projetos do Rio de Janeiro financiados com parcerias público-privadas. No segundo painel, as cidades de Karamay, Halifax, Esbjerg e Daqing debateram os desafios de realizar transformações de infraestrutura nas cidades para melhorar a qualidade de vida e estimular o desenvolvimento de negócios.
No tema de P&D, Brasil, Noruega e Estados Unidos abriram o primeiro painel apresentando o cenário do mercado regional e uma visão de futuro. No segundo painel, quatro dos principais representantes da pesquisa científica do Brasil na área de óleo e gás debateram os desafios de integração do indústria de óleo e gás com a área de pesquisa e desenvolvimento das universidades.
Hoje (28/10), a WECP encerra seu encontro anual com a reunião do Comitê Diretor nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Na pauta, a discussão sobre as tendências globais da matriz energética. Ainda durante a reunião, será realizada a transição da presidência da entidade, das mãos de Christine Helgø (Stavanger) para Michael Savage (Halifax).
A WECP, entidade que reúne 23 cidades de 19 dos principais países produtores de petróleo do mundo, realiza pela primeira vez o evento no Rio de Janeiro com a presença de 14 delegações, sendo sete lideradas por prefeitos.
O encontro anual da WECP teve início no dia 25 outubro, com eventos no Centro de Pesquisa da GE, no Parque Tecnológico da UFRJ, e no Riocentro.
Fale Conosco
22