Redação/Assessoria ANP
Foi realizado nesta segunda-feira (28/8), no Escritório Central da ANP, no Rio de Janeiro, o workshop “Investimentos em infraestrutura para GLP”. O evento, parte da agenda da iniciativa Combustível Brasil, contou com a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), outros órgãos públicos e agentes econômicos do setor.
“O objetivo do workshop é debater a infraestrutura para movimentação e distribuição de GLP”, informou Cláudio Ishihara, diretor do Departamento de Combustíveis Derivados de Petróleo do MME.
José Mauro Coelho, diretor da EPE, ressaltou a importância do Combustível Brasil, programa que reúne órgãos públicos, associações e representantes do mercado. “O principal objetivo é promover um mercado de combustíveis em que haja oferta compatível com o crescimento da demanda e que venha atender ao consumidor brasileiro em preço e qualidade”, declarou.
O diretor da ANP Waldyr Barroso complementou que essa discussão é necessária, em um momento em que a indústria de petróleo e gás passa por transformações. “Vivemos um momento importante, com a reconfiguração da Petrobras, o nosso player dominante, que vai afetar muito o mercado de GLP”.
Ainda segundo Barroso, esse mercado possui elevada dependência externa. “Por isso, é importante debatermos nossas alternativas, em um mercado que tende ao crescimento. O Governo e a ANP vêm implementando ações para reverter a redução das atividades de E&P e retomar investimentos, e isso irá se desdobrar no abastecimento, com a entrada de novos agentes”.
Ao longo do evento, foram realizadas apresentações de agentes do mercado e realizado um debate sobre propostas de ações para fomento aos investimentos em infraestrutura na cadeia de GLP.
Fale Conosco
21