Evento

"Workshop Campos Marginais" organizado pela ANP e IBP, aconteceu hoje (24/04) no Rio

Redação/Assessoria ANP
24/04/2019 21:42
Visualizações: 340

A ANP e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) realizaram hoje (24/4) o Workshop Campos Marginais, no Rio de Janeiro.

Na abertura do evento, o diretor Dirceu Amorelli ressaltou que o objetivo do workshop é dar continuidade aos trabalhos relacionados à Tomada Pública de Contribuições (TPC) nº 08/2018, que coletou sugestões sobre incentivos relacionados a acumulações e campos marginais, bem como metodologias e modalidades de garantias de abandono, que poderiam impulsionar o desenvolvimento de projetos considerados de baixa atratividade econômica.

Segundo Amorelli, as contribuições recebidas foram classificadas em quatro principais grupos: metodologia de gerenciamento de garantias para fins de abandono; aprimoramento do processo de comunicação e padronização das informações exigidas entre ANP e os concessionários; definição e enquadramento de áreas como acumulações ou campos marginais; e desenvolvimento de políticas de incentivos, aprimoramento de resoluções, editais e contratos visando ampliar a atratividade, face à competição global por recursos de E&P.

“Com relação à metodologia de gerenciamento e as modalidades de garantias para fins de abandono, a ANP já vem trabalhando com o tema, que constará na Agenda Regulatória 2019-2020. Essa é uma das prioridades da Agência, considerando o aumento significativo de pedidos de cessão que possuem como objeto, principalmente, áreas com acumulações marginais e campos maduros com produção em declínio e perto do término da fase contratual”, afirmou.

A Agência também foi representada no evento pelo coordenador de Áreas Terrestres, José Fernando de Freitas, que fez a palestra “Avaliação do cenário atual e medidas implantadas pela ANP para fomentar os investimentos em áreas terrestres e águas rasas”, e pelo superintendente de Desenvolvimento e Produção, Marcelo Castilho, que falou sobre o tema "ANP: apresentação sobre campos marginais e garantias para fins de desativação e abandono à luz da TPC 08/18".

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13