Segurança

Wilson Sons Ultratug Offshore implementa programa de segurança

Redação/ Assessoria
19/09/2014 13:34
Wilson Sons Ultratug Offshore implementa programa de segurança Imagem: Divulgação Wilson Sons. Visualizações: 1638

 

Um dos valores mais importantes para a indústria de petróleo e gás, a segurança vai ganhar ainda mais atenção na Wilson Sons Ultratug Offshore. A empresa – uma joint venture entre o Grupo Wilson Sons e o Grupo Ultramar – iniciou neste ano a implementação do programa WSUT+, que busca a mudança cultural dos funcionários para garantir maior segurança às operações.
“Essa é a primeira vez que um trabalho desse tipo é desenvolvido em embarcações de apoio offshore no Brasil. A segurança sempre foi um valor importante para a nossa companhia e, com essa iniciativa, poderemos melhorar ainda mais o nosso desempenho”, comenta o diretor executivo da Wilson Sons Ultratug Offshore, Gustavo Machado.
O WSUT+ é uma adaptação do WS+, implementado com sucesso no Grupo Wilson Sons desde 2010. Desenvolvido em parceria com a DuPont, referência na área de segurança, o programa teve início em março deste ano, após um período de diagnóstico em 2013.
Inicialmente, quatro embarcações da Wilson Sons Ultratug Offshore– os PSVs (Platform Supply Vessels) Saveiros Gaivota, Talha-Mar, Fulmar e Batuíra – foram escolhidas para a implementação do programa. A opção por esses barcos foi feita por se tratarem de operações muito distintas, com riscos diferenciados.
Por enquanto, dois consultores da DuPont visitam as embarcações e estimulam a mudança cultural das truipulações. Eles passam duas ou três semanas em cada um dos barcos e acompanham de perto as operações.
“Já podemos perceber o aumento da consciência e da responsabilidade dos nossos profissionais em relação à segurança”, comemora o executivo. “As pessoas estão se sentindo mais confiantes para fiscalizar e reportar o que acontece em cada PSV. Além disso, estamos estimulando o diálogo, que é um passo fundamental para que os tripulantes vivenciem e dividam suas impressões sobre essas mudanças.”
Após essa etapa, que será concluída em outubro, a experiência será replicada pelos próprios colaboradores da companhia nas demais embarcações da Wilson Sons Ultratug Offshore. Até o final de 2015, toda a frota já terá recebido o WSUT+. “Como não há profissional de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) a bordo, o estímulo à liderança e o engajamento da tripulação com o tema são muito importantes para o sucesso do WSUT+”, diz Machado.
 
FROTA MODERNA
 
A Wilson Sons Ultratug Offshore possui uma frota moderna de PSVs que atendem a operações da Petrobras. Ao todo, são 19 embarcações, sendo 18 construídas nas unidades da Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá (SP), e uma no estaleiro POET, na China. A mais recente delas, o PSV Zarapito, iniciou operação em março deste ano.
A companhia aguarda a entrega de mais cinco embarcações até 2016. Duas delas foram arrematadas na sexta rodada do Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam). Serão PSVs 5000 que já começaram a ser montados no Guarujá. Há ainda três outros PSVs que estão em construção em na China.

Um dos valores mais importantes para a indústria de petróleo e gás, a segurança vai ganhar ainda mais atenção na Wilson Sons Ultratug Offshore. A empresa – uma joint venture entre o Grupo Wilson Sons e o Grupo Ultramar – iniciou neste ano a implementação do programa WSUT+, que busca a mudança cultural dos funcionários para garantir maior segurança às operações.

“Essa é a primeira vez que um trabalho desse tipo é desenvolvido em embarcações de apoio offshore no Brasil. A segurança sempre foi um valor importante para a nossa companhia e, com essa iniciativa, poderemos melhorar ainda mais o nosso desempenho”, comenta o diretor executivo da Wilson Sons Ultratug Offshore, Gustavo Machado.

O WSUT+ é uma adaptação do WS+, implementado com sucesso no Grupo Wilson Sons desde 2010. Desenvolvido em parceria com a DuPont, referência na área de segurança, o programa teve início em março deste ano, após um período de diagnóstico em 2013.
Inicialmente, quatro embarcações da Wilson Sons Ultratug Offshore– os PSVs (Platform Supply Vessels) Saveiros Gaivota, Talha-Mar, Fulmar e Batuíra – foram escolhidas para a implementação do programa.

A opção por esses barcos foi feita por se tratarem de operações muito distintas, com riscos diferenciados.

Por enquanto, dois consultores da DuPont visitam as embarcações e estimulam a mudança cultural das truipulações. Eles passam duas ou três semanas em cada um dos barcos e acompanham de perto as operações.

“Já podemos perceber o aumento da consciência e da responsabilidade dos nossos profissionais em relação à segurança”, comemora o executivo. “As pessoas estão se sentindo mais confiantes para fiscalizar e reportar o que acontece em cada PSV. Além disso, estamos estimulando o diálogo, que é um passo fundamental para que os tripulantes vivenciem e dividam suas impressões sobre essas mudanças”.

Após essa etapa, que será concluída em outubro, a experiência será replicada pelos próprios colaboradores da companhia nas demais embarcações da Wilson Sons Ultratug Offshore. Até o final de 2015, toda a frota já terá recebido o WSUT+. “Como não há profissional de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) a bordo, o estímulo à liderança e o engajamento da tripulação com o tema são muito importantes para o sucesso do WSUT+”, diz Machado.
 
Frota Moderna
 
A Wilson Sons Ultratug Offshore possui uma frota moderna de PSVs que atendem a operações da Petrobras. Ao todo, são 19 embarcações, sendo 18 construídas nas unidades da Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá (SP), e uma no estaleiro POET, na China. A mais recente delas, o PSV Zarapito, iniciou operação em março deste ano.

A companhia aguarda a entrega de mais cinco embarcações até 2016. Duas delas foram arrematadas na sexta rodada do Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam).

Serão PSVs 5000 que já começaram a ser montados no Guarujá. Há ainda três outros PSVs que estão em construção em na China.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Resultado
Porto de Itajaí cresce em 8 meses 127% acima do registra...
30/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do p...
30/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Inteligência Artificial, CCUS e descomissionamento sinal...
30/10/25
OTC Brasil 2025
ONIP e Firjan promovem reunião com a Transpetro
30/10/25
Reconhecimento
Primeira edição do Prêmio Navegue + Brasil reconhece emp...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer servi...
29/10/25
Royalties
Valores referentes à produção de agosto para contratos d...
29/10/25
OTC Brasil 2025
Exploração de O&G é chave para o desenvolvimento social ...
28/10/25
Pré-Sal
Petrobras informa sobre recorde de produção do FPSO Almi...
28/10/25
COP30
COP30 receberá exposição com fotografias sobre preservaç...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
Evento
Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar dese...
24/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.