Crescimento em relação ao mesmo período do ano passado foi impulsionado pelos segmentos de energia solar (importações) e café e derivados (exportações)
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Wilson Sons registrou em maio um aumento de 11,8% no volume de importações, no Tecon Salvador, em relação ao mesmo período de 2021. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pela maior demanda dos segmentos de energia solar, têxtil e óleos lubrificantes. O terminal de contêineres baiano também apresentou crescimento de 8,6% nas exportações, em função do crescimento da demanda dos setores de café e derivados, químicos, celulose e papel. A cabotagem, que cresceu 4,3%, foi alavancada pelos maiores volumes de celulose, óleos lubrificantes e arroz.
Os resultados positivos do Tecon Salvador se destacam entre os dados operacionais de maio da Wilson Sons, divulgados na quinta-feira (09/06) pela companhia, maior operadora integrada de logística portuária e marítima do País.
"O Tecon Salvador mostrou resiliência com um desempenho positivo, mesmo diante do cenário adverso mundial para o comércio marítimo, que ainda sofre com os gargalos relacionados à Covid-19. Atrasos e congestionamentos na cadeia logística nos principais portos do mundo estão ocasionando a escassez de contêineres vazios, limitando as exportações e demais volumes, além de cancelamentos de escalas e mudanças no cronograma de operações", explica Arnaldo Calbucci, COO da Wilson Sons.
Os dados operacionais de maio apresentam ainda um aumento de 43,2% no total de dias em operação das embarcações de apoio offshore, graças ao início de novos contratos. As atracações de embarcações nas bases de apoio offshore cresceram 23,1%, devido ao aumento nas operações regulares com novos contratos.
As manobras portuárias apresentaram redução de 1,3%, com menor volume de contêineres, apesar dos maiores volumes de petróleo. A Wilson Sons está iniciando a operação do primeiro de uma série de seis novos rebocadores da companhia, com design de casco inovador e hidrodinâmica mais eficiente. O rebocador Centaurus pode alcançar até 91 toneladas de tração estática (bollard pull), tornando-se o rebocador mais potente a operar no País.
Fale Conosco