Indústria naval

Wilson, Sons lança o 2º de cinco rebocadores

Jornal do Commercio
04/05/2005 00:00
Visualizações: 836

O Grupo Wilson,Sons lançou ontem o segundo de uma série de cinco rebocadores que receberam investimento total de US$ 22 milhões para a construção. Todas as embarcações vem sendo feitas pelo estaleiro Wilson,Sons no Guarujá, em São Paulo. Ambas serão operadas pelo armador Saveiros Camuyrano, também pertencente ao grupo.
Batizado de Cetus, o rebocador foi entregue e recebeu o tradicional batismo em cerimônia realizada à noite no Espaço Cultural da Marinha, no Centro do Rio. A embarcação possui nova tecnologia, de propulsão azimutal, que permite maior capacidade de manobras para atracação e desatracação de navios.
Outros três rebocadores semelhantes serão construídos pelo grupo Wilson,Sons. O Cetus, assim como o Taurus, o primeiro da série, lançado no ano passado, tem 28,70 metros de comprimento e atinge velocidade de 12 nós. Até o fim do ano, a empresa entrega mais um rebocador dentre os cinco previstos.
A maior parte dos recursos, cerca de 85%, levantados para a construção destas embarcações é oriunda do Fundo de Marinha Mercante (FMM), que financia estes projetos através do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). A estratégia do grupo Wilson,Sons é substituir os rebocadores mais antigos que ainda estão em operação por outros mais modernos e avançados em tecnologia.

Embarcações são operadas pela saveiros camuyrano

Estes rebocadores são operados pela Saveiros Camuyrano, também pertencente ao Wilson,Sons, que atua coligada com a Sobrare Servemar. A empresa detém uma frota de 50 rebocadores próprios, que atuam em 20 portos em todo o País, dentre os quais os de Santos, Vitória, Rio Grande, Paranaguá e Rio de Janeiro.
Além dos rebocadores, a Saveiros conta também com dois navios do tipo Plattform Supply Vessel (PSV), utilizadas no apoio a plataformas de petróleo. Batizados de Saveiros Albatroz e Saveiros Gaivota, atendem às sondas de perfuração da Petrobras em operação na Bacia de Campos.
Ao lado do secretário de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo, Wagner Victer, o diretor-superintendente do grupo Wilson,Sons, César Baião, destacou que a empresa tem ampliado significativamente os investimentos no Rio de Janeiro nos últimos cinco anos.
- Operávamos com três rebocadores em portos fluminenses há alguns anos. Hoje em dia, contamos com dez embarcações deste tipo aqui no Estado - afirmou o executivo. Segundo ele, a Wilson,Sons inicia nos próximos meses a construção de mais uma embarcação do tipo PSV.
O diretor de Rebocadores e Estaleiros do Grupo Wilson,Sons, Arnaldo Calbucci, exaltou a liderança da empresa no mercado de rebocagem de navios nos portos brasileiros. Ao avaliar o comportamento do mercado no ano passado, Calbucci destacou o crescimento da empresa, impulsionado pelo bom desempenho do comércio exterior no País. "Houve um crescimento de cerca de 7% no volume de serviços da empresa em 2004", disse ele.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.