Apoio Offshore

Wilson Sons Estaleiros entrega novo OSRV

Embarcação Fernando de Noronha é a segunda encomenda da OceanPact em 2016.

Assessoria/Redação
25/04/2016 14:09
Wilson Sons Estaleiros entrega novo OSRV Imagem: Cortesia Wilson Sons Visualizações: 597

Mais um OSRV (Oil Spill Recovery Vessel) passa a integrar a frota brasileira. A embarcação de apoio offshore, construída pela Wilson Sons Estaleiros, batizada como Fernando de Noronha é a segunda encomenda da OceanPact entregue esse ano. O projeto demandou investimento de US$ 36 milhões, envolveu uma equipe de 600 profissionais e foi desenvolvido em aproximadamente 400 mil horas trabalhadas.

Entre os diferenciais estão sofisticados equipamentos para atender a situações de derramamento, a fim de cumprir exigências legais dos órgãos ambientais em campos de exploração e produção de petróleo. De presença obrigatória nessas áreas, a embarcação de apoio soma 700 metros de barreira de contenção, apresenta skimmer flutuante e convertedor, equipamento de recolhimento de óleo de todas as viscosidades, sistema para diluição do produto, radar para detecção noturna da mancha, tanque com aquecimento e à prova de explosão com capacidade de 1.050 m³ para armazenamento, e podendo bombear o resíduo para outros navios.

Com autonomia para sete dias ininterruptos de operação e de até um mês quando em stand by, o OSRV Fernando de Noronha dispõe de 230 m² de área de convés – que comporta um barco de serviço –, tem capacidade para carga, sistema de combate a incêndios Fire Fight com quatro canhões, podendo atuar como navio de transporte entre plataformas, inclusive para resgate e evacuação de pessoas.

Ao novo OSRV se aplicou a expertise desenvolvida pela Wilson Sons Estaleiros para o projeto do Jim O’Brien, primeira embarcação com essas especificações entregue à OceanPact. “Cada novo cliente, cada nova embarcação é mais uma oportunidade de aprendizado, oxigenando a cultura da empresa e permitindo que aperfeiçoemos continuamente nossos processos”, comenta o diretor executivo da empresa, Adalberto Souza.

Com comprimento de 67,1 metros por 14 metros de largura e especializado em recuperação de resíduos, o Fernando de Noronha é equipado com motores Caterpillar, propulsão Rolls Royce, pacote elétrico WEG, além de sistema de posicionamento dinâmico DP-1 Kongsberg, e oferece acomodação para 20 tripulantes. A embarcação foi construída no estaleiro Guarujá I da Wilson Sons, no Guarujá (SP), com mais de 60% de conteúdo nacional.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19