Posse

Wilson Ferreira Júnior é o novo presidente da Eletrobras

Ministro comemora composição da nova diretoria da empresa em posse de Wilson Ferreira.

Redação/Assessoria MME
28/07/2016 12:48
Wilson Ferreira Júnior é o novo presidente da Eletrobras Imagem: Agência Brasil Visualizações: 289

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, comemorou nesta quarta-feira a oficialização de Wilson Ferreira Júnior como presidente da Eletrobras e dos novos conselheiros. Durante a cerimônia de posse de Ferreira, Coelho Filho afirmou que a economia brasileira está entrando em outro momento, com retomada dos investimentos.

“Nosso tempo é muito curto. A janela de oportunidade que nós temos para o Brasil é única. O governo vai dar certo, a Eletrobras vai dar certo, a economia vai voltar a crescer. Não é porque estamos trabalhando muito, mas é porque o povo quer que dê certo. E vai dar certo, pois estamos apontando para a direção certa", disse o ministro na cerimônia de posse de Ferreira, na sede do Ministério de Minas e Energia.

Fernando Coelho Filho disse estar “extremamente animado” com a nova composição do conselho da Eletrobras, o que marca um novo momento na empresa, no qual ela vai perseguir o melhor retorno a seus acionistas e consequentemente à sociedade, com geração de renda. Para ele, o time montado para administrar a empresa é o melhor possível, capaz de “fazer inveja” para qualquer empresa de grande porte.

“A Eletrobras voltará sim, assim que puder, a ser indutora do crescimento energético brasileiro, mas ela tem de também visar seu retorno. Não é porque é uma empresa pública que tem de topar qualquer tipo de aventuras”, disse.

Ele aproveitou para agradecer a todos da empresa e do setor elétrico e reforçou que está aberto ao diálogo e a ouvir os diversos segmentos. “Não tem com a gente sair da situação que estamos sem esforço de todos”, afirmou. “Precisamos aproveitar esse conhecimento humano espetacular que a gente tem no MME, na Eletrobras, no setor. Tenho feito esse exercício, de abrir a agenda do MME, para que a gente possa conversar mais, ouvir mais”, disse.

Concessões

Em conversa com os jornalistas ao final do evento, o ministro afirmou que agora caberá a Wilson Ferreira montar seu plano de ação, que pode ter como um das medidas a saída da empresa do ramo de distribuição. O ministro disse que Ferreira vai analisar a possível venda de outros ativos, como em sociedades de propósito específico (SPEs) que poderão reforçar o caixa da empresa.

O MME também irá submeter ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) projetos passíveis de concessão ou investimentos, inclusive na área de petróleo e gás. Ainda este ano devem ocorrer leilões de transmissão e é possível que sejam realizados dois leilões de energia.

Sobre as seis distribuidoras não renovadas pela Eletrobras, o ministro afirmou que, a depender de formatação dos certames pelo BNDES e pelo Ministério do Planejamento, pode ocorrer leilão de alguma das empresas ainda este ano.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13