Equipamentos

WEG fornece transformador para P-34

Produto fará parte do sistema de partida das duas principais bombas de elevação do óleo pesado e dará auto-suficiência a plataforma.

Redação
18/05/2005 03:00
Visualizações: 427 (0) (0) (0) (0)

O transformador a seco da WEG será entregue à Petrobras em junho de 2005. O equipamento será instalado na plataforma P-34 e fará parte do sistema de partida das duas principais bombas de elevação do óleo pesado. Quando o sistema está desligado, o transformador encapsulado alimenta uma das bombas a partir de uma rede até que o gás seja bombeado para o gerador, que, por sua vez alimenta o sistema.
A WEG fabrica transformadores a seco de 300 a 3.000 kVA com classe de tensão de até 36,2kV. Para o encapsulamento das bobinas de alta tensão, utiliza-se a mais moderna resina epóxi disponível no mercado mundial (classe H). Com este revestimento, o equipamento adquire a caracteríca auto-extinguível: não permite a propagação de chamas. Conseqüentemente, os transformadores WEG são aplicáveis em ambientes agressivos com alto grau de umidade, poluição, salinidade e temperaturas extremas", informa a companhia.
Segundo informe da empresa, "o fornecimento do transformador a seco para a P-34 é mais uma referência para a WEG e demonstra o crescimento da empresa no mercado naval, extremamente exigente, onde são necessários produtos com alto grau de confiabilidade".
Recentemente, a WEG também forneceu 400 toneladas de tinta para as plataformas P-52 e P-54, previstas para entrarem em operação em 2006. Cada uma terá capacidade para produzir 180 mil barris diários. Além disso, 11 geradores irão equipar as Plataformas P-51, P-52 e PRA-1 (uma Plataforma de Rebombeamento Autônoma). A WEG forneceu, ainda, motores para bombas e módulos de compressão.

P-34 - A plataforma P-34 passará por adaptações para viabilizar a produção do campo de Jubarte, na Bacia de Campos, litoral do Espírito Santo. Ao fim do projeto, deverá produzir 60 mil barris diários de óleo. Segundo afirma a WEG, também será neste projeto que a Petrobras testará efetivamente novas tecnologias para a extração de petróleo pesado em águas profundas.
Originalmente, a P-34 era um navio-tanque construído na Holanda e incorporado à Frota Nacional de Petroleiros em 1959. Foi o primeiro navio da Petrobras convertido em plataforma. Em 1993 foi transformado em FPSO (equipamento que produz, estoca e escoa o petróleo produzido), passando a operar em águas mais profundas e, em 1997, foi deslocado para os campos de Caratinga e Barracuda, até ser desmobilizado em 2003.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Santos
bp anuncia descoberta de petróleo no poço exploratório B...
05/08/25
Bunker
Bunker One e Acelen passam da marca de 60 embarcações ab...
05/08/25
Etanol
Pedra Agroindustrial recebe autorização da ANP para inic...
04/08/25
Evento
Biocombustíveis de nova geração ganham espaço na Fenasuc...
04/08/25
Negócio
PPSA vai comercializar 500 mil barris de Atapu em agosto
04/08/25
Descomissionamento
Contrato de embarcações voltadas à campanha de prontidão...
04/08/25
Combustíveis
Etanol registra alta na última semana de julho, aponta C...
04/08/25
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22