Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
O Projeto Meros do Brasil (PMB), patrocinado pela Petrobras, está realizando a campanha "Oceano é Nosso Meio Ambiente" constituída de vídeos em suas redes sociais (Instagram e Facebook) com pessoas que dedicam suas vidas para construir um legado de bem para as gerações presentes e futuras. O último episódio da série irá ao ar no Dia do Oceano, que será comemorado na próxima terça-feira (08/06), e terá como tema “O oceano começa na Terra - Manguezais berço da vida”. O professor Dr. Mauricio Hostim-Silva, da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenador do Meros no Espírito Santo e idealizador e fundador do PMB, será um dos participantes do episódio.
“Falamos sempre dos manguezais como berçários para os meros e, nesse sentido, os manguezais de Conceição da Barra, no norte capixaba, onde o Meros do Brasil realiza suas atividades de captura-marcação e soltura de meros juvenis desde 2008, revela-se como o único local do Brasil em que meros majestosos - que podem alcançar 400 quilos e 2,5 metros de comprimento na vida adulta - são encontrados, pequeninos e frágeis, com apenas poucos centímetros de comprimento. Ver os merinhos nessa fase do seu desenvolvimento e imaginar o quanto os espera até alcançarem a vida adulta é uma ferramenta poderosa de conservação e sensibilização ambiental”, afirma Hostim-Silva websérie da campanha "Oceano é Nosso Meio Ambiente" abordou diversos temas ao longo de 10 dias: Tubarões; Tartarugas; Golfinhos/ Baleias; Recifes de coral; Pesca Sustentável; Importância da restauração de ecossistemas; Budiões e Meros; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Participam da campanha projetos, pessoas e iniciativas parceiras do Meros, incluindo duas redes de projetos apoiadas pela Petrobras: Biomar e REDAGUA. Desta forma, a campanha trouxe um mosaico de contribuições e falas abrangendo desde a ciência oceânica na prática aos sete resultados esperados da Década do Oceano.
Meros do Brasil
Seguindo seu compromisso de investir em projetos socioambientais, a Petrobras patrocina o Projeto Meros do Brasil desde 2007, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Criado em 2002 por um grupo de pesquisadores de Santa Catarina, o projeto atua hoje em nove estados da costa do Brasil (Pará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) com o objetivo de garantir a conservação dos ecossistemas marinhos e da espécie. Desde então, tem oferecido os principais subsídios para a recuperação das populações de meros na costa brasileira. Em 2020, o projeto passou a integrar a Rede Biomar para conservação marinha junto a outros cinco projetos, patrocinados pela Petrobras, que são referências na pesquisa e preservação do oceano em nosso país (Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar).
Para acompanhar a websérie:
Instagram: https://www.instagram.com/merosdobrasil/
Facebook: https://www.facebook.com/projetomerosdobrasil/va.
Fale Conosco