Evento online

Webinar sobre transição energética promovido pela FGV Energia tem participação de Bento Albuquerque do MME

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
11/06/2021 13:40
Webinar sobre transição energética promovido pela FGV Energia tem participação de Bento Albuquerque do MME Imagem: Divulgação Visualizações: 604 (0) (0) (0) (0)

"O Brasil está bem posicionado no processo de transição energética mundial pelas características da nossa matriz, nosso planejamento energético de longo prazo, e, claro, nossas capacidades industriais, e em P&D". A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque (foto), ao participar, nesta quarta-feira (9/6), do webinar "World Energy Transition", promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O evento também teve a participação do diretor da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen, e do diretor da FGV Energia, Carlos Otavio Quintella. A professora Fernanda Delgado moderou os debates.

DivulgaçãoBento Albuquerque lembrou que o Brasil foi reconhecido como um dos campeões da transição energética no contexto do Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia, que está ocorrendo neste ano. Essa é a primeira iniciativa estruturada da Organização das Nações Unidas (ONU) em energia nos últimos quarenta anos. O crescente interesse do setor privado em conhecer esse processo no âmbito da ONU é "uma demonstração inequívoca de que o setor privado brasileiro está muito sensível a esses temas e atento para as transformações em curso".

O ministro ressaltou a importância da modernização do setor elétrico e como ela é "essencial para o desenvolvimento de novos modelos de negócios, a atração de investimentos e a adequação dos marcos regulatórios às inovações tecnológicas em curso no setor". E disse "que não há escolha tecnológica única nem receita universal", e que "o sucesso da transição energética global dependerá, em grande medida, da utilização de todas as tecnologias e fontes viáveis".

O diretor da IEA sublinhou que o mundo precisará de todas as energias de tecnologias limpas, pois os desafios são grandes e não se tem o privilégio de escolher apenas uma ou outra rota de descarbonização para trabalhar.

Birol reconheceu o papel do Brasil no trajeto de transição energética ao afirmar que o Brasil tem uma história de sucesso com as energias renováveis. "A transição energética não é fácil para nenhum país no mundo, mas é necessária. Não tenho dúvidas que o País está se saindo e se sairá bem", afirmou o diretor-executivo.

Bento Albuquerque encerrou sua participação chamando a atenção para avanços recentes em novas áreas, a exemplo dos biocombustíveis do futuro e do hidrogênio, lembrando que diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio deverão ser submetidas ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), dentro de 45 dias. "Apostamos nas diferentes rotas de produção do hidrogênio e na versatilidade de seu uso energético com vistas a um mercado abrangente e à redução de custos", enfatizou o ministro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Orizon e Gás Verde se unem para expandir produção de bio...
23/12/24
Apoio Offshore
OceanPact assina contrato de R$ 697 milhões com Petrobra...
20/12/24
Curso
Firjan SENAI e PRIO promovem Hackathon Reação Offshore
20/12/24
Parceria
Petrobras assina Protocolo de Intenções com a CSN
20/12/24
Petrobras
Unidade de SNOX na RNEST entra em operação
20/12/24
Etanol
Câmara aprova programa de incentivo a fontes renováveis ...
20/12/24
Evento
Transformação Digital na indústria offshore: como Dados,...
20/12/24
Energia Solar
Eneva declara comercialização total de Futura com novo c...
19/12/24
Negócio
PetroReconcavo avança em compra de 50% de infraestrutura...
19/12/24
Gás Natural
Eneva assina primeiro contrato de suprimento industrial ...
18/12/24
Canadá
CCBC abre escritório em Fortaleza para contribuir com a ...
18/12/24
Rio de Janeiro
Naturgy e Petrobras firmam acordo para nova redução do p...
18/12/24
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Shell Brasil vence Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 20...
17/12/24
Usinas Flexíveis
Confiabilidade do sistema elétrico dependerá de sistemas...
17/12/24
Brasil
PLP 68/2024: grave desequilíbrio no mercado de petróleo ...
17/12/24
Drilling
Constellation anuncia contrato de US$ 528 milhões com a ...
17/12/24
Combustíveis
Gasolina volta a subir após três meses de estabilidade, ...
17/12/24
Resultado
Shell NXplorers encerra sua 8ª edição no Brasil com resu...
17/12/24
Combustíveis
PLP 68/2024 : Regulamentação da Reforma Tributária Exten...
16/12/24
Pré-Sal
FPSO Alexandre de Gusmão sai da China a caminho do Brasi...
16/12/24
Margem Equatorial
Petrobras usará tecnologia da Nasa para monitorar a Marg...
16/12/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21