Redação TN Petróleo, Agência ANP
Foi realizado na última segunda-feira (15/03) o Webinar RenovaBio - Análise de metodologias de cadeia de custódia de grãos. O evento, organizado pela ANP, teve a participação de aproximadamente 100 representantes de usinas e associações de produtores de biocombustíveis, firmas certificadoras, consultorias, Embrapa e Ministério de Minas e Energia.
No webinar, foram apresentados os resultados preliminares de um projeto desenvolvido no âmbito do Brazil Energy Programme - BEP e coordenado pela ANP, para melhorar o desempenho das biomassas de grãos (soja e milho) no RenovaBio.
O Brazil Energy Programme é um programa financiado pelo Prosperity Fund do Reino Unido que tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a sustentabilidade na área energética em economias emergentes.
Também foram apresentados a metodologia empregada e os resultados obtidos por produtor de etanol de milho para obter melhores resultados em sua certificação no RenovaBio. O processo de renovação da certificação vem apontando um potencial de aumento da fração do volume elegível do milho utilizado para produção de etanol, uma vez que deixaram de utilizar os valores padrões da Renovacalc e passaram a adotar dados primários dos fornecedores da biomassa. A fração do volume elegível é a parte do volume de biocombustível produzido pela planta certificada que está apta a gerar Crédito de Descarbonização (CBIO).
O RenovaBio é um programa do Governo Federal para expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado. A ANP participa do programa, tendo sido responsável pelo estabelecimento dos requisitos de credenciamento das firmas inspetoras, do processo de certificação para a obtenção do certificado da produção eficiente de biocombustíveis e da individualização das metas de descarbonização para os distribuidores de combustíveis.
Fale Conosco
21