Produtos e Serviços

Wärtsilä lança serviço de monitoração de propulsão

A Wärtsilä, empresa finlandesa, líder global em soluções energéticas para mercados marítimos e de geração de energia, está fornecendo, desde o fim do ano, o novo Serviço de Monitoração de Condições de Propulsão - Propulsion Condition Monitoring Service (PCMS). Ele é destinado a arma

Redação
01/03/2011 15:46
Visualizações: 963
A Wärtsilä, empresa finlandesa, líder global em soluções energéticas para mercados marítimos e de geração de energia, está fornecendo, desde o fim do ano, o novo Serviço de Monitoração de Condições de Propulsão - Propulsion Condition Monitoring Service (PCMS). Ele é destinado a armadores e operadores para proporcionar respostas em tempo real e análises atualizadas dos equipamentos de propulsão de suas embarcações.


O sistema foi adaptado a partir da arquitetura de monitoramento remoto desenvolvida pela Wärtsilä e é o primeiro de seu tipo no mercado de propulsão marítima. De acordo com a área de Ship Power da companhia, a empresa já está recebendo pedidos, o que demonstra uma demanda imediata da indústria naval brasileira por esse tipo de tecnologia.


 “É vital para qualquer operador conhecer a todo o momento a condição dos motores principais, e dos diversos componentes que fazem parte do sistema de propulsão de um navio. Isso permite que a manutenção e os reparos sejam agendados quando necessário - ao contrário de seguir um programa de manutenção fixado arbitrariamente - e assegura que o maquinário de propulsão possam ser operados com máxima performance e com o máximo de disponibilidade”, explica o diretor de Ship Power, Luiz Barcellos.


O serviço reduz, ainda, o consumo de combustível e, conseqüentemente, as emissões de gases poluentes. O diretor também explica que até recentemente, a única maneira de saber a condição em que estes equipamentos estavam operando, era submetê-los a extensas inspeções e testes funcionais – ou esperar até que entrassem em manutenção.


Primeiro Pedido


A Jasper Drilling Pte, um operador offshore baseado em Cingapura, atualizou o seu navio de perfuração ‘Jasper Explorer’ com cinco motores Wärtsilä 32 com12-cilindros em V. O PCMS foi incluído no escopo para dois propulsores direcionais (steerable thrusters), dois sistemas de propulsão com hélices de passo controlável, e cinco propulsores laterais (transverse thrusters).


Trata-se de uma embarcação de perfuração em águas profundas, que permanece no mar por longos períodos em locais geralmente distantes de portos. Por esse motivo, manutenções que necessitam de diques secos podem levar meses e serem financeiramente dispendiosas para a empresa.


Para o CEO da Jasper Drilling Pte, Hans van Royen, a decisão de contratar a Wärtsilä para esse serviço foi acertada, pois a empresa está trazendo uma alternativa essencial e financeiramente mais viável. “Chegamos à conclusão de que, considerando-se o perfil operacional do navio, um sistema de monitoração baseado na condição do equipamento era indispensável. Ela representa um meio extremamente eficaz de salvaguardar o bom estado de funcionamento de equipamentos de propulsão do navio. Nós achamos a solução da Wärtsilä é de longe a melhor das alternativas disponíveis no mercado e a única capaz de ir de encontro às nossas necessidades. O PCMS da Wärtsilä pode, ainda, ser usado para monitorar o equipamento de diferentes fornecedores, como os dois propulsores direcionais a bordo dessa embarcação”, observa.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.