Equipamentos

Wärtsilä fecha contratos de geração de energia para plataformas e construção de termelétrica

A Wärtsilä fechou contrato com a Keppel FELS, para fornecer 32 grupos geradores para o grupo dinamarquês A.P. Moller - Maersk. Em setembro, a empresa fechou contrato para construir termelétrica em Manaus.

Redação
26/10/2005 02:00
Visualizações: 497 (0) (0) (0) (0)


A Wärtsilä fechou contrato com a Keppel FELS, para fornecer 32 grupos geradores para o grupo dinamarquês A.P. Moller - Maersk . Os equipamentos serão utilizados na geração de energia de quatro plataformas fixas e duas plataformas semi-submersíveis, totalizando 115 MW. A primeira das plataformas fixas será entregue no final de 2007 e as plataformas semi-submersíveis em 2008 e 2009.

Segundo o gerente de vendas da área Naval da Wärtsilä, Luiz Barcellos, "os pontos chave para a Wärtsilä vencer a concorrência foram as dimensões compactas dos motores e a excelente capacidade de resposta às rápidas variações de cargas que ocorrem durante a atividade de perfuração".

 Além disso, Barcelos analisa que "o mercado de prospecção de petróleo encontra-se em pleno crescimento no Brasil e plataformas deste tipo, especialmente as semi-submersíveis, serão cada vez mais necessárias".

A Wärtsilä também vai fornecer propulsores direcionais que possibilitam o posicionamento dinâmico das plataformas semi-submersíveis. Elas poderão ser usadas para perfuração em águas profundas de até 3 mil metros de profundidade e foram projetadas para operação em regiões como o Brasil, África, Golfo do México e Sudeste Asiático.


Térmica em Manaus - A Wärtsilä também fechou o contrato com a Geradora de Energia do Amazonas, empresa do grupo Servtec, para a construção de uma usina térmica em Manaus, em setembro. O investimento total no projeto será de R$ 250 milhões.

A usina, que ficará localizada em Ponta Negra, Manaus (AM), será construída em regime EPC, composta de 5 grupos geradores 18V46 e terá capacidade instalada de 83 MW está prevista para entrar em operação em julho de 2006.

Segundo Lauro Fiúza Junior, presidente da Servtec, o contrato com a Wärtsilä traz sinergias ideais para a entrega deste projeto. "Temos vantagens econômicas e garantimos maior segurança ao projeto, pois, ao invés de contratar duas empresas (uma para o fornecimento de equipamentos e outra para a construção da usina), a Wärtsilä se responsabilizará pela entrega da usina pronta", diz ele.

A Servtec foi uma das vencedoras da licitação promovida em 2004 pela Manaus Energia, subsidiária da Eletronorte, para o suprimento de energia elétrica para Manaus. O contrato de fornecimento de energia tem duração de 20 anos. A oferta adicional visa solucionar a questão do suprimento energético até a chegada do gás natural em Manaus e a ligação com o Sistema Interligado Nacional.

Por conta disso, os cinco motores da Wärtsilä utilizados na usina, de 16,6 MW cada, serão do tipo bicombustível, capazes de operar tanto com gás natural como com óleo combustível e também com óleo diesel, se necessário. Eles virão da unidade da empresa localizada na Itália.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
ANP aprova inclusão de 275 novos blocos
19/09/25
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23