Apoio Offshore

Wärtsilä Brasil e CBO firmam parceria para o primeiro projeto de uma embarcação híbrida na América Latina

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/11/2020 21:04
Wärtsilä Brasil e CBO firmam parceria para o primeiro projeto de uma embarcação híbrida na América Latina Imagem: Cortesia CBO Visualizações: 1335 (0) (0) (0) (0)

O grupo de tecnologia Wärtsilä, líder em soluções para o mercado Marítimo e de Energia, e a CBO, um dos principais operadores brasileiros de embarcações de apoio offshore, assinaram no último mês um acordo para converter uma embarcação da frota da CBO para operar com propulsão híbrida. Este será o primeiro navio na América Latina com essa tecnologia, permitindo que o motor alterne entre o diesel e a energia proveniente de baterias. A inovação aumenta a eficiência energética da embarcação e reduz as emissões de carbono.

O WärtsiläHybridSolution será instalado no 'CBO Flamengo', um navio de apoio à plataforma (PSV). A solução está em conformidade com a sociedade classificadora DNV-GL e irá possuir a notação de classe Battery Power, permitindo que os motores do navio trabalhem de forma mais eficiente operando em menor quantidade e em carga ótima e com maior confiabilidade. O sistema híbrido funcionará aumentando a redundância de potência; amenizando os efeitos dos picos intermitentes de carga; economizando combustível e reduzindo os níveis de emissão dos gases de exaustão. Além disso, como os motores irão operar por menos horas trazendo uma redução significativa nos custos de manutenção.

Divulgação

"A CBO está sempre interessada em novas tecnologias e a inovação está no nosso DNA. Buscamos menor consumo de combustíveis fósseis e isso, alinhado às nossas iniciativas de ESG, torna a decisão de instalar baterias em nossas embarcações um caminho natural. A CBO oferecerá uma operação mais eficiente aos nossos clientes e este será o primeiro passo de muitos que virão. A Wärtsilä é líder em inovação e possui amplo know-how em sistemas de baterias híbridas para navios, por isso temos a satisfação de unir forças com a Wärtsilä para implementar novas tecnologias na frota da CBO ", afirma Marcelo Martins, Diretor Técnico e Comercial da CBO.

"O projeto é de suma importância não apenas para a Wärtsilä e para a CBO, mas para a sociedade como um todo, pois reduz os impactos ao meio ambiente no setor O&G. A CBO com seu pioneirismo e inovação, lidera a transformação para uma operação mais verde. A Wärtsilä, junto de seus clientes, irá possibilitar uma sociedade mais sustentável através de tecnologias inteligentes, como é o caso do sistema Híbrido" afirma Arturo Jordão Cortez, Gerente de Conta da área de vendas da Wärtsilä.

InstitucionalTrata-se de um trabalho que vem sendo desenvolvido há 3 anos, pelo qual a Wärtsilä Brasil têm demonstrado os benefícios do uso de sistemas híbridos de baterias de forma pioneira. Segundo Luís Grotz, Gerente de Vendas de Projetos e Engenharia da Wärtsilä Marine Power, existem uma sensibilização por parte de todos os stakeholders da cadeia do Óleo e Gás em relação ao tema, sendo fundamental o foco no aumento da eficiência energética em todos os contratos futuros. Ressaltando que o Capex do investimento é devolvido em pouco tempo com as economias geradas pelo Wärtsilä HY.

O escopo inclui os equipamentos da conversão, engenharia, gerenciamento, entrega de solução híbrida e comissionamento. A entrega dos equipamentos Wärtsilä está programada para abril de 2021. A instalação e integração do equipamento serão feitas pela CBO.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Resultado
Porto Sudeste registra recordes na operação de minério d...
02/09/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Reconhecimento
Porto de Itaguaí vence em crescimento na movimentação de...
29/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Indústria Naval
Metizoft marca presença na Navalshore 2025 reforçando su...
20/08/25
Margem Equatorial
Embarcação é um dos recursos que serão colocados em prát...
19/08/25
Certificação
Transpetro recebe certificação inédita por programa de t...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Portos
Concessões no setor de portos somam R$ 30 bilhões em inv...
18/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Terminais
Wilson Sons recebe pelo 5º ano seguido o Selo Ouro do Pr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23