OTC Brasil 2013

Wärtsilä apresenta sistema híbrido

Busca por menor consumo de combustível levará a novos sistemas de propulsão.

Redação TN Petróleo/Ascom Wärtsilä
30/10/2013 12:30
Visualizações: 1582

 

 
Busca por menor consumo de combustível levará a novos sistemas de propulsão
Wärtsilä apresenta sistema híbrido na OTC Brasil
A A Wärtsilä, líder global em prestação de serviços e soluções do setor marítimo, participa da OTC Brasil 2013, conferência que acontece de 29 a 31 de outubro no Riocentro, Rio de Janeiro.
No evento, organizado pela Offshore Technology Conference e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a multinacional finlandesa destacará seu sistema híbrido de propulsão para embarcações offshore. O gerente Renato Barcellos apresentará um paper técnico sobre a aplicação da tecnologia, na sessão 38, que será realizada no dia 31, a partir das 9h30.
O sistema híbrido, também conhecido como sistema Diesel-Elétrico-Mecânico (DEM), se mostra uma solução interessante para embarcações que possuem mais de um perfil operacional ou que alterne momentos de alta e de baixa demanda de potência propulsiva, além daquelas que demandam grande redundância de propulsão mas nas quais a utilização de propulsão diesel-elétrica não seria a mais eficiente.
Ainda pouco aplicado no transporte marítimo comercial, o sistema híbrido possui um grande potencial de utilização especialmente devido à maior disseminação de sistemas de controle eletrônico embarcados. “Por combinar os benefícios da propulsão diesel-mecânica e da propulsão diesel-elétrica, o sistema híbrido é capaz de obter grande eficiência. Os maiores navios de manuseio de âncoras (AHTS) atualmente empregados no Brasil utilizam sistemas de propulsão híbrida fornecida pela Wärtsilä, com um consumo de combustível bem inferior ao esperado para embarcações de seu porte”, explica Barcellos.

A multinacional francesa Wärtsilä, líder global em prestação de serviços e soluções do setor marítimo, participa da OTC Brasil 2013 onde destacará seu sistema híbrido de propulsão para embarcações offshore. O sistema híbrido, também conhecido como sistema Diesel-Elétrico-Mecânico (DEM), se mostra uma solução interessante para embarcações que possuem mais de um perfil operacional ou que alterne momentos de alta e de baixa demanda de potência propulsiva, além daquelas que demandam grande redundância de propulsão mas nas quais a utilização de propulsão diesel-elétrica não seria a mais eficiente.


Ainda pouco aplicado no transporte marítimo comercial, o sistema híbrido possui um grande potencial de utilização especialmente devido à maior disseminação de sistemas de controle eletrônico embarcados. “Por combinar os benefícios da propulsão diesel-mecânica e da propulsão diesel-elétrica, o sistema híbrido é capaz de obter grande eficiência. Os maiores navios de manuseio de âncoras (AHTS) atualmente empregados no Brasil utilizam sistemas de propulsão híbrida fornecida pela Wärtsilä, com um consumo de combustível bem inferior ao esperado para embarcações de seu porte”, explica o gerente Renato Barcellos, que apresentará um paper técnico sobre a aplicação da tecnologia amanhã no evento.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23