Produtos e Serviços

Voith Turbo apresenta inovações em propulsão naval

A mais recente área de atuação dos propulsores da Voith Turbo é o mercado de barcos de apoio a plataformas offshore. Tendo em vista esse novo segmento, uma das novidades de peso que a Divisão Naval da companhia, sediada no Rio, leva para a Navalshore é o

Redação
02/08/2010 13:23
Visualizações: 900
A mais recente área de atuação dos propulsores da Voith Turbo é o mercado de barcos de apoio a plataformas offshore. Tendo em vista esse novo segmento, uma das novidades de peso que a Divisão Naval da companhia, sediada no Rio, leva para a Navalshore é o novo sistema de propulsão com foco na aplicação offshore em navios sondas e plataformas de perfuração, chamado Voith Radial Propeller. Trata-se de uma propulsão que gira 360 graus ao redor de seu eixo vertical possibilitando direcionar o empuxo em todas as direções com segurança e agilidade. Ela está disponível nas potências de 4.5 MW e 5.5 MW, além de possuir a vantagem de ser desmontada debaixo d´água, o que reduz o tempo de manutenção a bordo.
 
 
 
Como diferencial em relação aos propulsores azimutais tradicionais onde somente o nozzle é inclinado, o projeto do Voith Radial Propeller prevê uma inclinação de 8° do eixo da hélice em relação aos pontões de uma plataforma ou ao casco do navio sonda. A inclinação no eixo do hélice faz com que o empuxo gerado pelo propulsor ganhe em magnitude e eficiência, uma vez que este sofre muito menos interferência do casco e de outros propulsores. “Estamos muito empolgados com o lançamento do novo propulsor Voith Radial uma vez que podemos construí-lo no Brasil com até 80% de conteúdo local utilizando as instalações da Voith Turbo em São Paulo, mantendo a qualidade sem perder competitividade” afirma André Araujo, gerente da divisão naval da Voith Turbo no Brasil.
 
 
 
 
A empresa anuncia ainda que irá lançar um escritório próprio de Engenharia & Design chamado Voith Turbo Marine Engineering, localizado em Rostock, Alemanha, e especializado no desenvolvimento de projetos de embarcações que utilizam, unicamente, o sistema de propulsão naval VSP.
 
 
 
O portfolio de serviços de Engenharia & Design inclui o desenvolvimento do casco da embarcação, cálculos de estabilidade, design da estrutura do casco, projeto dos sistemas de máquinas, layout completo da embarcação, cálculos de força e vibrações e ainda projetos dos demais equipamentos da embarcação, como âncora,  equipamentos de segurança e deck.
 
 
 
A Divisão Naval da Voith Turbo possui ainda o já consagrado propulsor Voith Schneider Propeller (VSP), disponível para potências de até 4000 kW e que proporciona uma economia de combustível de 10% em relação aos  concorrentes, devido à sua maior eficiência em navegação livre (free-running), comprovada por testes com modelos em escala em laboratórios da Europa. Além disso, o VSP possui um sistema estabilizador do Roll (Voith Roll Stabilizer) integrado à propulsão,  permitindo uma redução de 40% a 70% do movimento lateral da embarcação.
 
 
 
 
A atenuação do roll é possível com a embarcação parada, em navegação ou até mesmo em DP (Posicionamento Dinâmico). “Isso contribui muito para o conforto e segurança da tripulação a bordo de uma embarcação de apoio equipada com nosso propulsor”, afirma André Araujo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.