Manoel de Oliveira Passos (Acespetro) elenca pontos que ressaltam protagonismo do Estado no setor
TN PetróleoDe 8 a 10 de abril, o Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo, recebe o Vitória Petroshow, um dos mais importantes eventos do setor de petróleo, gás e energias do Brasil. À frente da organização está Manoel de Oliveira Passos (foto), presidente da Associação Capixaba das Empresas de Serviços de Petróleo, Gás e Energias (Acespetro) que compartilhou uma visão otimista e estratégica sobre o momento atual vivido pelo Estado do Espírito Santo.
Segundo Manoel, o estado capixaba atravessa um período ímpar de desenvolvimento econômico e industrial. "O Espírito Santo vive um momento de crescimento em todos os seus aspectos, da região norte à sul. É um tempo de prosperidade", afirmou.
Ainda de acordo com ele, a saída da Petrobras de atividades Onshore, como aconteceu no município de São Mateus, abriu espaço para o setor privado, que rapidamente ocupou esse vácuo com investimentos robustos, gerando riqueza para o Estado. “Isso não apenas aumentou a arrecadação de royalties para os municípios, como também gerou milhares de empregos qualificados para engenheiros, técnicos, operadores e auxiliares — tanto nas áreas de Upstream (exploração e produção) quanto Downstream (refino e distribuição)”, analisou Manoel.
Força portuária e logística em expansão
O Espírito Santo está se consolidando como um hub logístico e portuário estratégico para o Brasil. Hoje, o estado abriga projetos de grande envergadura como os portos de Porto Central, Jurong, Imetame Portos, Petrocity, e o desenvolvimento do Porto Céu em parceria com a Petrobras e Transpetro, além da Veporte, voltada para o transporte de veículos, especialmente elétricos importados da China, através do terminal da Login Logística Intermodal, em Vitória.
"Estamos vendo a transformação logística do estado. A movimentação de cargas está crescendo. Carros elétricos chegam da China e já fazem parte da nova fase de transição energética do Espírito Santo", destacou o presidente da Acespetro.
Energia offshore e novos leilões
Manoel também analisou o cenário energético capixaba como muito promissor com os campos offshore de empresas como Shell, BW Energy, Equinor e Petrobras. “A presença de gigantes como Equinor e BW Energy — ambas norueguesas — reforça o apelo internacional do Espírito Santo, que vem se preparando com infraestrutura adequada, como aeroportos regionais e o aeroporto internacional de Vitória, apto a receber investidores estrangeiros”, observou.
Além disso, novos leilões de áreas do pré-sal e pós-sal, com presença da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A.), devem aquecer ainda mais o setor e atrair novos players para a região. "O Espírito Santo hoje é exemplo entre as 27 unidades da federação. Temos portal da transparência funcionando, boa renda per capita, segurança e qualidade de vida. É um estado bom de viver e de investir", defendeu o presidente da Acespetro.
Vitória Petroshow
O Estado do Espírito Santo vive um momento singular de expansão econômica, com avanços expressivos em setores estratégicos como petróleo, gás, energia e logística. Esse cenário será amplamente debatido e apresentado durante o Vitória Petroshow 2025.
“Nosso slogan é claro: o Espírito Santo é um bom lugar para viver e investir. Convidamos todos a conhecer nosso Estado, participar do Vitória Petroshow e fazer parte desse novo ciclo de desenvolvimento que vivemos com entusiasmo e responsabilidade”, ressalta Manoel.
Ele reforça ainda que o Vitória Petroshow é mais do que um evento: é uma vitrine do que o Espírito Santo tem a oferecer ao Brasil e ao mundo. “Venha fazer negócios no Espírito Santo. Venha conhecer a nossa pequena Suíça brasileira”, convida.77
Serviço:
Vitória Petroshow 2025
Data: 08 a 10.04.2025
Local: Centro de Convenções de Vitória
Informações:
Site em português: https://vitoriapetroshow.com.br/
Fale Conosco
13