Empresas

Vestas planeja ser líder em eólica

Valor Econômico
08/09/2011 15:12
Visualizações: 594
A fabricante dinamarquesa de equipamentos de geração de energia eólica Vestas tem um ambicioso plano de atingir a liderança do mercado nacional dentro de cinco anos. O apetite é justificado por um mercado que deve atingir 282 usinas em funcionamento em 2014, com previsão de 7.098 megawatts (MW) instalados.

O objetivo da Vestas é ousado. A projeção para 2013, com base nos leilões de energia realizados até o ano passado, prevê a companhia em quarto lugar no ranking dos fabricantes de equipamentos para o setor, com 14,9% do mercado e 799,6 MW instalados.

Na liderança da projeção para 2013 está a Impsa, com 18,5% do mercado; seguida pela Wobben, com 18,1%, e da GE, com 15,4%. A Suzlon aparece logo atrás da Vestas, com 13,6%. A estimativa é que em 2013 o setor de energia eólica no Brasil terá 5.350 MW em capacidade instalada.

Mas o diretor de vendas da Vestas do Brasil, Marcelo Hutschinski, se mantém confiante em alcançar a meta. "Queremos alcançar a liderança em cinco anos, ou talvez antes disso. Tudo depende do volume de megawatts que será adquirido nos próximos leilões", afirmou Hutschinski.

Para isso, a Vestas conta com uma fábrica de montagem de nacelles, a estrutura no topo da torre onde ficam as turbinas geradoras, em Fortaleza, que será inaugurada até o fim do ano e elevará a capacidade de produção da companhia no Brasil para 800 MW por ano.

Atualmente, a Vestas já tem uma parceria com o grupo espanhol Gonvarri para construir torres eólicas em Pernambuco. Hutschinski afirma que as duas unidades já garantem um índice de nacionalização da produção superior aos 60% exigidos para financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pela linha do Finame, para máquinas e equipamentos.

Por enquanto, as pás e os hubs - estruturas que unem o nacelle às pás - continuarão sendo importadas, mas o executivo, que não revela os investimentos da empresa no país, garante que há estudos para desenvolver tecnologias específicas no país para os ventos brasileiros, inclusive com a possibilidade de produzir pás e hubs no Brasil.

"A tendência é que cada fabricante desenvolva turbinas específicas para o vento brasileiro", frisa Hutschinski. "Essa possibilidade é avaliada dentro do plano de investimento", acrescentou.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
Energia Elétrica
Modelo simplificado viabilizou 70% das migrações ao merc...
06/05/26
Investimentos
Biocombustíveis podem adicionar até R$ 403,2 bilhões ao PIB
05/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI realiza edição interna...
04/05/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
04/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23