Internacional

Venezuela está sob racionamento de energia, depois de falha no sistema de abastecimento

Várias cidades da Venezuela estão sob racionamento de energia elétrica, depois de uma falha no sistema de abastecimento da região. Ontem (7) à noite houve um apagão que afetou pelo menos metade do país. O ministro de Energia da Venezuela, Alí Rodríguez Araque, afirmou que o racionamento foi

Agência Brasil
08/04/2011 16:15
Visualizações: 836
Várias cidades da Venezuela estão sob racionamento de energia elétrica, depois de uma falha no sistema de abastecimento da região. Ontem (7) à noite houve um apagão que afetou pelo menos metade do país. O ministro de Energia da Venezuela, Alí Rodríguez Araque, afirmou que o racionamento foi adotado para evitar o agravamento da situação.


Araque disse que as interrupções serão, no máximo, de três horas. Uma falha elétrica gerou o apagão que deixou sem energia as regiões Central e Oeste do país - além de Caracas, o apagão afetou os estados de Vargas, Miranda, Anzoátegui, Arágua, Carabobo, Falcón, Lara, Táchira, Yaracuy e Zúlia.


A falha ocorreu depois que as autoridades advertiram sobre a adoção de medidas para a redução do consumo de energia. Nas últimas semanas, os picos de energia e os súbitos e periódicos apagões se intensificaram em frequência e duração.


Analistas afirmam que os problemas de abastecimento de energia na Venezuela são causados por investimentos insuficientes na área de produção. Os peritos defendem também que em El Guri, a principal barragem do país, persistem falhas e que foram criadas centrais termoelétricas que não podem ser ligadas ao sistema nacional.


A situação levou o país a decretar estado de emergência em fevereiro de 2010, a anunciar  racionamentos no abastecimento e a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, além de multas aos consumidores que não reduzissem o consumo de eletricidade.


O ministro do Transporte e Comunicações da Venezuela, Francisco Garcez, garantiu que o funcionamento do Aeroporto Internacional Simón Bolívar não será afetado. Cerca de 600 bombeiros foram acionados para atender situações de emergência.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23