A operação foi a serviço da efen para transbordo de diesel marítimo no novo terminal da Vast.
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Vast Infraestrutura, empresa do Grupo Prumo, concluiu neste domingo, 17 de novembro, a primeira operação no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), seu novo terminal localizado no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
O transbordo de diesel marítimo (Marine Gas Oil – MGO, em inglês) foi realizado para a efen na modalidade ship-to-barge, com operação de transferência entre um navio do tipo MR (Medium Range), atracado no berço, para uma barcaça a contrabordo. O combustível é utilizado amplamente em motores principais de propulsão em embarcações de pequeno e médio portes, incluindo embarcações de apoio offshore (Offshore Support Vessels – OSVs, em inglês) e rebocadores.
As duas empresas assinaram contrato, com duração de cinco anos, para a prestação de serviço de recebimento, estocagem e expedição deste combustível no TLA. Por meio deste acordo, a efen passará a ter uma armazenagem de 20.000 m³ após a instalação do parque de tancagem, para o abastecimento dos mercados do Porto do Açu e offshore, nas Bacias de Campos, Espírito Santo, e Santos. No mês passado, a Vast assumiu oficialmente as operações do TLA, antigo Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (Tecma).
"O TLA atende a uma demanda do mercado por mais infraestrutura para a movimentação de líquidos no Brasil. O terminal também tem potencial para movimentação de combustíveis com menor pegada de carbono, por meio da adição de biocombustíveis aos combustíveis fósseis, contribuindo para a descarbonização do setor marítimo. O projeto é modular, permitindo novas ampliações para o atendimento às futuras demandas do mercado brasileiro", explica Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast Infraestrutura.
Este é o segundo contrato da Vast para o TLA. Em julho deste ano, a companhia anunciou uma parceria com a Vibra que garante, pelos próximos 20 anos, a utilização do terminal como principal porta de entrada de óleos básicos da Vibra no Brasil, matéria-prima utilizada na produção de lubrificantes.
O novo terminal da Vast conta com dois berços operacionais, sendo um deles com capacidade para receber navios do tipo MR – Medium Range, com até 59 mil toneladas de peso bruto.
Além dos berços, o TLA terá um parque de tancagem com capacidade de até 84 mil m³ na primeira fase do projeto, para a armazenagem de produtos derivados do petróleo, como combustíveis marítimos (Very Low Sulphur Fuel Oil – VLSFO e MGO), claros, lubrificantes, além de biocombustíveis.
A Vast ainda construirá plataformas de carregamento de caminhões-tanque para o escoamento terrestre de combustíveis, óleos básicos e demais líquidos.
Durante as obras do parque de tancagem, a Vast proverá serviços por meio de operações de transbordo (ship-to-ship e ship-to-barge). Com os tanques do TLA liberados para operação, os navios poderão descarregar o volume aliviado nos tanques do terminal.
Além do TLA, a Vast é proprietária do terminal de petróleo do Porto do Açu, o T-Oil, único terminal privado no Brasil para transbordo de petróleo com capacidade para operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier). No primeiro semestre de 2024, o T-Oil foi responsável por 50,2% de toda a movimentação nos terminais que exportam petróleo no país. As operações no T-Oil são realizadas para 11 clientes: BW Energy, CNOOC, Equinor, Galp, Petrobras, PetroChina, Petronas, PRIO, Repsol, Shell e TotalEnergies.
Sobre a Vast Infraestrutura - A Vast Infraestrutura, uma empresa do Grupo Prumo, é a líder no transbordo de petróleo no país e oferece infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos de forma segura, limpa, eficiente e sustentável. Com atividades iniciadas em 2016, a empresa é proprietária do único terminal privado no país capaz de operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier). Atualmente o terminal de petróleo da Vast (T-Oil) já é responsável por cerca de 40% de toda a exportação de petróleo no Brasil. A companhia também está ampliando o portfólio de serviços por meio da combinação de operações de dutos e tanques de armazenagem voltados para o mercado de petróleo e demais líquidos, com o Terminal de Líquidos do Açu (TLA) e o Projeto SPOT.
Fale Conosco
21