P&D

Vallourec inaugura centro de pesquisa no Parque Tecnológico do RJ

Com a missão de desenvolver soluções tecnológicas, principalmente para conexões e tubulações que atuarão no pré-sal, a francesa Vallourec (antiga V&M do Brasil) inaugurou nesta terça-feira (9) o Vallourec Competence Center (VC

Revista TN Petróleo, Redação
09/07/2013 13:52
Visualizações: 187 (0) (0) (0) (0)
Com a missão de desenvolver soluções tecnológicas, principalmente para conexões e tubulações que atuarão no pré-sal, a francesa Vallourec (antiga V&M do Brasil) inaugurou nesta terça-feira (9) o Vallourec Competence Center (VCC), um centro de pesquisa e desenvolvimento localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.

A estrutura da companhia está distribuida em uma área de 3.900 m², onde será possível, também, a atuação colaborativa entre empresa e academia. "O foco maior deste ambiente de pesquisa será em simulação numérica, usando tecnologias para simular esforços aplicados nos tubos e conexões, como por exemplo a cinco mil metros de profundidade. Feito isso passaremos para o processo de prototipagem de novos aços e conexões", afirmou o vice-presidente de Tecnologia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (TDRI), Flavio de Azevedo.

Este é o segundo centro da Vallourec voltado para P&D no país, o outro está localizado em Belo Horizonte (MG). O empreendimento deve iniciar suas atividades em outubro, contando com cerca de 30 profissionais, entre eles mestres e doutores. Segundo Azevedo, os dois centros de pesquisa do Brasil devem receber investimentos que somam R$ 90 milhões. "Esse valor é para os próximos cinco anos", disse o executivo.

Segundo o CEO da Vallourec para o Brasil, Alexandre Lyra, a empresa segue a política de conteúdo local. "Essa política implica não só na fabricação do produto no país, mas também na geração do conhecimento, que é a base de manufatura do produto", afirma.

Tendo a Petrobras como uma de suas principais parceiras, a Vallourec trabalha para vencer desafios mecânicos dos tubos e conexões para as condições específicas e desafiadoras que estão na região da camada pré-sal, colaborando com a meta da estatal, que é chegar em 2020 produzindo 5,2 milhões de barris iários de óleo equivalentes (boe). A intenção é cumprir com as expectativas de demanda de exploração e produção de petróleo e gás, desenvolvendo tecnologias específicas que envolvem soldabilidade, corrosão dos tubos, capacidade mecânica e também conexões.

Entre os projetos em desenvolvimento, realizados simultâneamente entre Europa e Brasil, estão aqueles voltados para early production risers, definição e materiais com caracteristicas especiais (corrosão) e novas exigências para conexões.

Além dos executivos da empresa, estiveram presentes na cerimônia de inauguração o diretor de Exploração & Produção da Petrobras, José Formigli; o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe Segen Estefen; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Julio Bueno e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22