Logística

Vale vai acelerar construção de sua oitava usina, em Tubarão

A Vale está apressando a construção da sua oitava usina, no porto de Tubarão. Conforme informações publicadas em “A Tribuna”, as contratações de serviços de montagem da usina, previstas para julho, serão finalizadas es

Século Diário
25/03/2010 08:07
Visualizações: 1190

A Vale está apressando a construção da sua oitava usina, no porto de Tubarão. Conforme informações publicadas em “A Tribuna”, as contratações de serviços de montagem da usina, previstas para julho, serão finalizadas este mês, acelerando a conclusão das obras. A medida, segundo especialista, faz parte de um movimento agressivo da mineradora para comandar o preço do minério de ferro no mercado.

 

A informação é que a mineradora quer atingir sua capacidade máxima de produção e monopolizar o preço do minério de ferro.

 

Com isso, o capixaba pode aguardar o aumento da poluição. Afinal, com a oitava usina, a Vale pretende agregar 7,5 milhões de toneladas aço por ano à sua produção de 25 milhões de toneladas por ano de pelotas de minério de ferro das sete usinas em atividade (destas, cinco em parceria com outras empresas). Além disso, a empresa deixou claro no último ano que vai otimizar a produção das atuais usinas atingindo uma produção de 39 milhões de toneladas de pelotas de ferro por ano. Na prática, dizem os especialistas, a otimização das sete usinas equivale à sua 9ª pelotizadora em Tubarão.

 

Neste contexto, o que é chamado de 3º ciclo de desenvolvimento pelo governador Paulo Hartung, significa para os capixabas uma queda brusca na qualidade de vida – que já andava mal. E a Arcelor Mittal também contribuirá com essa queda. A siderúrgica já anunciou a volta do funcionamento de seu auto-forno 2, que levará a indústria a 100% da sua capacidade total de produção. Atualmente, a Arcelor funciona com 87% de sua capacidade de produção.

 

Portanto, o volume de 96.360 toneladas de poluentes lançados no ar da Grande Vitória anualmente por Vale, Arcelor Mittal e Belgo Arcelor crescerá, prejudicando o meio ambiente e a população, alertam os ambientalistas. Ao todo, são 59 os tipos de gases lançados, sendo 28 altamente nocivos à saúde, sem contar os poluentes particulados, inclusive com micropartículas, como as PM-2.

 

Estes poluentes provocam as mais diferentes doenças na população da Grande Vitória. Entre elas, vários tipos de câncer, doenças alérgicas e respiratórias. Provocam ainda queda de imunidade às doenças.

 

O que se vê, alertam os ambientalistas, é que a mineradora está aumentando sua capacidade no mesmo passo em que afirma estar instalando instrumentos mitigadores de sua poluição.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.