Infraestrutura

Vale investirá no aprofundamento do calado do Canal de Piaçaguera

Tão logo termine a dragagem de manutenção do Canal de Piaçaguera para 12,5 metros, a Vale Fertilizantes começará a trabalhar no projeto de aprofundamento da via, para 15 metros. De acordo com a empresa, assim os terminais podem receber navios de maior c

Valor Econômico
15/02/2012 11:08
Visualizações: 903
Tão logo termine a dragagem de manutenção do Canal de Piaçaguera para 12,5 metros, a Vale Fertilizantes começará a trabalhar no projeto de aprofundamento da via, para 15 metros. O objetivo é equiparar a capacidade com o canal de navegação do Porto de Santos, que dá acesso ao Canal de Piaçaguera, onde ficam os terminais privativos da Vale Fertilizantes e da Usiminas.

Com 15 metros de calado, os terminais podem receber navios de maior capacidade, o que gera mais economia de escala. "Vamos buscar os 15 metros de profundidade. Primeiro precisamos terminar a manutenção, que já chegou a 50%", diz Ricardo Buteri, gerente executivo do terminal da Vale Fertilizantes. Atualmente, só há autorização do órgão ambiental para a obra de manutenção. Não há previsão de quando a obra irá terminar, mas a primeira metade da dragagem de manutenção levou quatro anos.

A obra é bancada pela controlada de fertilizantes da Vale e pela Usiminas porque são as únicas que usam o canal. Sua extensão é de aproximadamente 7 km e está fora da área do porto organizado, assim denominada a região sob administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

O TUF fica na área continental de Santos, precisamente na Ilha do Cardoso, que tem 1,75 milhão de metros quadrados. O EIA/Rima da expansão do terminal foi protocolado na Cetesb, o órgão de licenciamento ambiental do estado de São Paulo, em setembro de 2011. A expectativa é que a licença prévia seja emitida em abril deste ano e a de instalação, em setembro. O empreendimento será feito em fases: a primeira deverá estar concluída em julho de 2014 e contará com um dos novos berços. O restante será entregue até o fim de 2015.

Em nota, a siderúrgica mineira informou que "o terminal marítimo privativo da Usiminas opera com calado de 12 metros de profundidade, que é o projetado para o canal. No momento, a Usiminas não tem projetos para exceder esse limite".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23