Energias Renováveis

Vale e Pacific Hydro formam joint venture em energia eólica

A Vale e a Pacific Hydro, líder australiana em energias renováveis, anunciam uma parceria para a construção e operação de dois parques eólicos no Nordeste do Brasil. Pelo acordo, cada empresa será proprietária de 50% dos novos parques eólicos, localizados no Rio Grande do Norte. Os projet

Redação
22/06/2012 15:33
Visualizações: 669
A Vale e a Pacific Hydro, líder australiana em energias renováveis, anunciam uma parceria para a construção e operação de dois parques eólicos no Nordeste do Brasil.  Pelo acordo, cada empresa será proprietária de 50% dos novos parques eólicos, localizados no Rio Grande do Norte. Os projetos, que já contam com todas as licenças ambientais necessárias, receberão investimentos estimados em R$ 650 milhões. O início das operações de ambos está previsto para 2014. 
 
 
A Vale será consumidora exclusiva da energia elétrica produzida pelos parques eólicos por um período de 20 anos, utilizando 100% da geração dos projetos como autoprodução para suas operações. A parceria permitirá que as companhias finalizem os projetos, incluindo a compra de equipamentos e o desenvolvimento de linhas de transmissão.
 
 
Segundo a diretora de RH, Saúde e Segurança, Sustentabilidade e Energia da Vale, Vânia Somavilla, este é o primeiro empreendimento da companhia em energia eólica e representa um importante passo para aumentar o uso de fontes limpas e renováveis na matriz energética da empresa.
 
 
"A demanda global da Vale por energia elétrica deve crescer 150% até 2020 e estamos buscando alternativas para suprir essa necessidade de modo sustentável, utilizando fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica e biomassa", explica. A executiva acrescenta ainda que a inclusão de projetos eólicos também ajuda a diversificar nossa matriz energética, reduz o volume de emissões e assegura a competitividade de custos em longo prazo.
 
 
De acordo com o CEO da Pacific Hydro, Rob Grant, a parceria com a Vale é o primeiro modelo de comercialização de energia que combina mercado livre e autoprodução para parques eólicos no Brasil, e é um passo importante para a estratégia da empresa no País. "Este modelo vai permitir a expansão do mercado eólico brasileiro para além do mercado de leilões regulados, no qual a maior parte da capacidade eólica brasileira tem sido desenvolvida até hoje, e estamos buscando aprofundar nossa parceria com a Vale no Brasil e no mundo", afirma.
  
Operando no Brasil desde2006, aPacific Hydro é pioneira na construção de parques eólicos com recursos do Proinfa - Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica do Governo Federal e tem 58 MW em operação em seus dois parques eólicos na Paraíba, que fornecem energia para a Eletrobras.
 
 
Internacionalmente, a Pacific Hydro é responsável pelo desenvolvimento e operação de mais de 300 MW em parques eólicos e usinas hidrelétricas na Austrália, onde construiu o primeiro parque eólico comercial do país, e opera 500 MW em hidrelétricas de correnteza no Chile.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19