Oportunidade
Redação TN Petróleo/Assessoria Fapesp
O Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) recebe, até 20 de julho de 2021, inscrições para o curso de especialização em Técnicas de Caracterização de Materiais de Engenharia.
Com duração de dois anos, o curso visa apresentar os princípios de funcionamento e aplicações práticas de técnicas de caracterização de materiais de engenharia.
As disciplinas incluem tópicos sobre análise microestrutural (microscopia óptica e eletrônica de varredura e transmissão), análise térmica (calorimetria diferencial exploratória e termogravimetria), difratometria de raios X e nêutrons (identificação de fases, método de refinamento Rietveld), comportamento mecânico (mecânica da fratura e falha sob fadiga), preparação de amostras e metodologia de investigação científica.
Como parte da dinâmica das atividades, os alunos são incentivados a trazer suas próprias amostras para análise e discussão em sala de aula.
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Apolo da USP. A mensalidade do curso custa R$ 984,10. As atividades estão previstas para acontecerem no Departamento de Engenharia de Materiais da EESC-USP, que fica na av. João Dagnone, 1.100, São Carlos, SP.
Ao final do programa, o aluno receberá um Certificado de Especialista em Caracterização de Materiais de Engenharia, conferido pela USP.
Fale Conosco