Indicadores

Usinas internacionais aumentam compra de sucata do Brasil

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações brasileiras da matéria-prima chegaram a 46,1 mil toneladas no mês passado, um crescimento de 27,7% em relação às vendas de a

Revista TN Petróleo, Redação com Assessoria
25/10/2013 15:52
Visualizações: 455
As usinas siderúrgicas internacionais voltaram a procurar, com mais intensidade, a sucata de ferro e aço fornecida pelo Brasil no último mês de setembro. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações brasileiras da matéria-prima chegaram a 46,1 mil toneladas no mês passado, um crescimento de 27,7% em relação às vendas de agosto e o segundo melhor mês do ano, ficando atrás apenas do registrado no mês de janeiro, 57,4 mil toneladas.

No acumulado de 2013 até o mês de setembro as exportações já atingiram 322 mil toneladas, contra 300 mil do mesmo período do ano passado. Segundo o Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferrosa (Inesfa), que representa as empresas responsáveis por 47% de toda a sucata preparada no Brasil, a exportação de 2013 deve ficar próxima ao do ano de 2012.

Ainda de acordo com o instituto, o mercado interno não deve se preocupar, pois há estoque de sucata no pátio das empresas do comércio atacadista. Além disso, boa parte das vendas ao exterior é de um tipo de sucata ferrosa não adquirida pelas siderúrgicas brasileiras. Também, segundo a entidade, o Brasil exporta muito pouco, cerca de 3,5% do consumo interno e ínfimos 0,2% das exportações mundiais do produto.

Nos últimos anos, com a crise no setor siderúrgico, houve um acúmulo nos estoques de sucata tanto nas empresas como nas usinas. Como saída os comerciantes de sucata foram obrigados a buscar as exportações. Em 2013, a crise internacional afetou o mercado de commodities e as vendas externas de sucata iniciaram novo período de retração, causando um efeito contrário à crise de 2008 e reduzindo levemente as exportações. No entanto os preços da matéria-prima pouco se alteraram nos últimos meses e o mercado externo se mantém estável, diferentemente do mercado interno em que houve queda do preço da sucata preparada ao longo do ano de 2013.

A sucata ferrosa é um importante insumo utilizado no processo de fabricação do aço. Atualmente, a participação da sucata na produção de aço bruto no Brasil vem oscilando entre 26% e 28%, abaixo da média mundial, que foi de 45% em 2012, informa o Inesfa. No exterior a sucata é tratada como commodity, com cotação internacional, e tem valores de 30% a 40% mais altos que no Brasil. Apesar da diferença de preço, segundo o Instituto, o Brasil exporta apenas 3,5% do volume da sucata consumida no mercado interno. Os principais países exportadores de sucata são, na ordem, Estados Unidos (22,1%), Alemanha (8,9%), Holanda (5,2%), Reino Unido (7,0%) e Japão (4,9%). Juntos, os cinco países respondem por quase 50% das exportações mundiais de sucata.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23