Indicadores

Usinas internacionais aumentam compra de sucata do Brasil

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações brasileiras da matéria-prima chegaram a 46,1 mil toneladas no mês passado, um crescimento de 27,7% em relação às vendas de a

Revista TN Petróleo, Redação com Assessoria
25/10/2013 15:52
Visualizações: 305
As usinas siderúrgicas internacionais voltaram a procurar, com mais intensidade, a sucata de ferro e aço fornecida pelo Brasil no último mês de setembro. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações brasileiras da matéria-prima chegaram a 46,1 mil toneladas no mês passado, um crescimento de 27,7% em relação às vendas de agosto e o segundo melhor mês do ano, ficando atrás apenas do registrado no mês de janeiro, 57,4 mil toneladas.

No acumulado de 2013 até o mês de setembro as exportações já atingiram 322 mil toneladas, contra 300 mil do mesmo período do ano passado. Segundo o Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferrosa (Inesfa), que representa as empresas responsáveis por 47% de toda a sucata preparada no Brasil, a exportação de 2013 deve ficar próxima ao do ano de 2012.

Ainda de acordo com o instituto, o mercado interno não deve se preocupar, pois há estoque de sucata no pátio das empresas do comércio atacadista. Além disso, boa parte das vendas ao exterior é de um tipo de sucata ferrosa não adquirida pelas siderúrgicas brasileiras. Também, segundo a entidade, o Brasil exporta muito pouco, cerca de 3,5% do consumo interno e ínfimos 0,2% das exportações mundiais do produto.

Nos últimos anos, com a crise no setor siderúrgico, houve um acúmulo nos estoques de sucata tanto nas empresas como nas usinas. Como saída os comerciantes de sucata foram obrigados a buscar as exportações. Em 2013, a crise internacional afetou o mercado de commodities e as vendas externas de sucata iniciaram novo período de retração, causando um efeito contrário à crise de 2008 e reduzindo levemente as exportações. No entanto os preços da matéria-prima pouco se alteraram nos últimos meses e o mercado externo se mantém estável, diferentemente do mercado interno em que houve queda do preço da sucata preparada ao longo do ano de 2013.

A sucata ferrosa é um importante insumo utilizado no processo de fabricação do aço. Atualmente, a participação da sucata na produção de aço bruto no Brasil vem oscilando entre 26% e 28%, abaixo da média mundial, que foi de 45% em 2012, informa o Inesfa. No exterior a sucata é tratada como commodity, com cotação internacional, e tem valores de 30% a 40% mais altos que no Brasil. Apesar da diferença de preço, segundo o Instituto, o Brasil exporta apenas 3,5% do volume da sucata consumida no mercado interno. Os principais países exportadores de sucata são, na ordem, Estados Unidos (22,1%), Alemanha (8,9%), Holanda (5,2%), Reino Unido (7,0%) e Japão (4,9%). Juntos, os cinco países respondem por quase 50% das exportações mundiais de sucata.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.