Etanol

Usinas do centro-sul reduzem vendas de etanol em janeiro em 5,5%; importação soma 177,7 mi l

Reuters, 12/02/2020
12/02/2020 15:26
Visualizações: 702

As vendas de etanol pelas usinas do centro-sul do Brasil caíram 5,5% em janeiro na comparação anual, para 2,5 bilhões de litros, em momento de entressafra na principal região produtora do país, que também tem recebido volumes importados, apontou nesta quarta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

No primeiro mês do ano, as usinas comercializaram 1,75 bilhão de litros de etanol hidratado (usado diretamente nos carros), o que representou uma queda anual de 4,3%, e venderam cerca de 735 milhões de litros de anidro (misturado à gasolina), com recuo de 6,3%.

O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, disse que tem ocorrido o "funcionamento natural do mercado, com preços direcionando as relações de oferta e demanda".

Mas ele ponderou que o consumo em janeiro deve ser melhor avaliado após a publicação dos dados de vendas de combustíveis pelas distribuidoras.

"As informações de vendas das unidades produtoras oferecem uma primeira indicação da dinâmica do mercado, mas é preciso avaliar o movimento de estoque no elo de distribuição ou mesmo de outros comercializadores ao longo da cadeia do etanol", comentou a associação.

Além da produção de etanol de milho e dos estoques nas usinas, a oferta do biocombustível na entressafra ganhou reforço da importação de 177,72 milhões de litros no mês de janeiro, disse a Unica, citando dados da Secretaria de Comércio Exterior.

Do total importado no mês, 95,76 milhões de litros foram registrados em portos do centro-sul.

Levantamento da Unica indica que nesta entressafra estão em operação na região duas unidades processadoras de cana-de-açúcar e outras dez produtoras de etanol a partir do milho, sendo três dedicadas exclusivamente a esta matéria-prima.

O etanol produzido a partir do milho representou 94% da fabricação do biocombustível na 2ª quinzena de janeiro, totalizando 95,37 milhões de litros no período, disse a Unica.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.