A Votorantim Siderurgia informou que a nova usina siderúrgica em Resende (RJ), que entrará em operação hoje, deve operar com 70% da sua capacidade total de 1 milhão de toneladas de aços longos em 2010. Segundo o comunicado divulgado pela empresa, o projeto envolveu investimentos de US$ 550 milhões e levou 18 meses para ser concluído. Os produtos, como vergalhões, barras, fio-máquinas e perfis, produzidos na unidade, serão destinados principalmente ao mercado nacional de aços longos para a construção civil e mecânica.
"Com o início das operações em Resende, a Votorantim Siderurgia se firma como importante player no mercado de aço, dobrando nossa capacidade de produção no País", disse, por meio de nota, Albano Chagas Vieira, diretor-superintendente da Votorantim Siderurgia.
700 empregos. A fábrica irá gerar por volta de 700 empregos diretos no município de Resende, sem contar os postos de trabalho indiretos. Durante a construção, o empreendimento chegou a contar com mais de 5 mil trabalhadores.
A Votorantim Siderurgia atua na fabricação e comercialização de aço. No Brasil, é composta pela Siderúrgica Barra Mansa (RJ), unidade com capacidade produtiva de 750 mil toneladas por ano, e a nova unidade no município de Resende. No exterior, a Votorantim Siderurgia é a principal acionista da Acerías Paz del Rio, na Colômbia, com capacidade de produção de 450 mil toneladas por ano, e da Acerbrag, na Argentina, com capacidade de 250 mil toneladas por ano.
A companhia vai iniciar um programa de reflorestamento no terreno de 4,3 milhões de metros quadrados, que deve abranger 38% da área total da nova unidade. Em 2008, foram plantadas 180 mil mudas de espécies nativas, e esse número deverá chegar a 250 mil até 2010.
Outras iniciativas da Votorantim Siderurgia incluem centros de serviços, distribuição e logística no Brasil, e centrais de corte e dobra, com centros próprios de distribuição e serviços, além de parcerias para serviços de corte e dobra, na Argentina e na Colômbia.