Biometano

Usina de biogás é inaugurada no Vale do Itajaí e produzirá 2,5 mil m³ por dia

Local vai produzir biometano a partir do aproveitamento dos gases.

G1
09/09/2014 12:43
Visualizações: 1430

 

Uma usina de biogás foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (8), em Pomerode, no Vale do Itajaí. De acordo com a empresa responsável pelo empreendimento, é a primeira deste gênero em Santa Catarina. A unidade foi lançada por volta das 16h na sede da biorrefinaria. O local vai produzir biometano a partir do aproveitamento dos gases gerados pelos dejetos de animais de uma granja de suínos do município.
Conforme a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), responsável por intermediar a venda do gás renovável, devem ser produzidos cerca de 2,5 mil metros cúbicos de biometano diariamente. O produto será disponibilizado comprimido em cilindros.
De acordo com as empresas catarinenses que desenvolveram o projeto, de Balneário Camboriú e Pomerode, a biodigestão será feita com tecnologia inteligente de origem alemã. Após a coleta, o gás deve passar por um novo processo para adequação da composição química ao padrão do biometano. O resultado, segundo os idealizadores, é similar ao gás natural de origem fóssil que atualmente é distribuído no estado.
O gerente de Tecnologia de Gás, Ricardo Konishi, diz que o biogás catarinense já deve entrar no mercado com consumidores em potencial. “Clientes do setor industrial cerâmico e postos de GNV já sinalizaram interesse em consumir, mas a venda do insumo será iniciada somente a partir da publicação do Marco Regulatório do Biogás no Brasil pela ANP”. A aprovação do Marco Regulatório deve ocorrer em dezembro deste ano e definirá normas e procedimentos para produção, transporte, comercialização e uso dos gases renováveis.

Uma usina de biogás foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (8), em Pomerode, no Vale do Itajaí.

De acordo com a empresa responsável pelo empreendimento, é a primeira deste gênero em Santa Catarina.

A unidade foi lançada por volta das 16h na sede da biorrefinaria.

O local vai produzir biometano a partir do aproveitamento dos gases gerados pelos dejetos de animais de uma granja de suínos do município.

Conforme a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), responsável por intermediar a venda do gás renovável, devem ser produzidos cerca de 2,5 mil metros cúbicos de biometano diariamente.

O produto será disponibilizado comprimido em cilindros.

De acordo com as empresas catarinenses que desenvolveram o projeto, de Balneário Camboriú e Pomerode, a biodigestão será feita com tecnologia inteligente de origem alemã.

Após a coleta, o gás deve passar por um novo processo para adequação da composição química ao padrão do biometano. O

resultado, segundo os idealizadores, é similar ao gás natural de origem fóssil que atualmente é distribuído no estado.

O gerente de Tecnologia de Gás, Ricardo Konishi, diz que o biogás catarinense já deve entrar no mercado com consumidores em potencial. “Clientes do setor industrial cerâmico e postos de GNV já sinalizaram interesse em consumir, mas a venda do insumo será iniciada somente a partir da publicação do Marco Regulatório do Biogás no Brasil pela ANP”.

A aprovação do Marco Regulatório deve ocorrer em dezembro deste ano e definirá normas e procedimentos para produção, transporte, comercialização e uso dos gases renováveis.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.