Local vai produzir biometano a partir do aproveitamento dos gases.
G1
Uma usina de biogás foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (8), em Pomerode, no Vale do Itajaí.
De acordo com a empresa responsável pelo empreendimento, é a primeira deste gênero em Santa Catarina.
A unidade foi lançada por volta das 16h na sede da biorrefinaria.
O local vai produzir biometano a partir do aproveitamento dos gases gerados pelos dejetos de animais de uma granja de suínos do município.
Conforme a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), responsável por intermediar a venda do gás renovável, devem ser produzidos cerca de 2,5 mil metros cúbicos de biometano diariamente.
O produto será disponibilizado comprimido em cilindros.
De acordo com as empresas catarinenses que desenvolveram o projeto, de Balneário Camboriú e Pomerode, a biodigestão será feita com tecnologia inteligente de origem alemã.
Após a coleta, o gás deve passar por um novo processo para adequação da composição química ao padrão do biometano. O
resultado, segundo os idealizadores, é similar ao gás natural de origem fóssil que atualmente é distribuído no estado.
O gerente de Tecnologia de Gás, Ricardo Konishi, diz que o biogás catarinense já deve entrar no mercado com consumidores em potencial. “Clientes do setor industrial cerâmico e postos de GNV já sinalizaram interesse em consumir, mas a venda do insumo será iniciada somente a partir da publicação do Marco Regulatório do Biogás no Brasil pela ANP”.
A aprovação do Marco Regulatório deve ocorrer em dezembro deste ano e definirá normas e procedimentos para produção, transporte, comercialização e uso dos gases renováveis.
Fale Conosco
21