Com o objetivo de apresentar seu projeto para a construção de uma dutovia para o transporte de etanol e outros combustíveis, a Uniduto Logística participa da área de exposição da Rio Pipeline 2009. A Uniduto Logística estará no estande A12, e os representantes da empresa receberão a visita
RedaçãoCom o objetivo de apresentar seu projeto para a construção de uma dutovia para o transporte de etanol e outros combustíveis, a Uniduto Logística participa da área de exposição da Rio Pipeline 2009. A Uniduto Logística está no estande A12, e os representantes da empresa receberão a visita de fornecedores, clientes e outros interessados em conhecer o projeto.
Criada em 2008, a Uniduto tem o objetivo de oferecer soluções logísticas inovadoras, via dutos e portos, para o etanol produzido no Brasil e torná-lo mais competitivo nos mercados nacional e internacional.
Com um projeto baseado em dutos e integração multimodal (rodovias, ferrovias, hidrovias e outros dutos), a Uniduto prevê iniciar suas atividades na safra 2011/ 2012, oferecendo serviços de transporte para parte significativa do etanol produzido no Estado de São Paulo e demais regiões produtoras até os grandes centros consumidores paulistas, além de porto para exportação e cabotagem. Quando em operação, terá capacidade para transportar até 21 bilhões de litros de etanol por ano.
Para Sergio Klaveren, presidente da empresa, a partir dessa operação o transporte será mais eficiente e socialmente sustentável. "Hoje, cerca de 95% do transporte de etanol no Brasil ainda é feito por rodovias, o que gera impactos consideráveis em custos e cria enormes gargalos logísticos, sem contar os impactos ambientais e sociais. Com o duto, o Brasil ganhará competitividade em relação a outros mercados", explica o executivo.
Projeto Técnico
Atualmente em fase de licenciamento ambiental, o projeto da Uniduto prevê aproximadamente 570 quilômetros de dutos, quatro centros receptores e três centros de distribuição, incluindo dois portos próprios, sendo um na hidrovia Tietê-Paraná e outro “off shore” no litoral Paulista, o qual permitirá a atracação de navios de grande porte. O abastecimento dos navios será realizado por meio de monoboias, que se caracterizam por apresentar segurança e eficiência no manuseio de grandes volumes de líquidos.
Fale Conosco
22