Governo Federal

União planejará expansão de setor portuário até 2057

<P>O Governo Federal irá elaborar um plano estratégico para o desenvolvimento do sistema portuário nacional nos próximos 50 anos. A licitação para a contratação da consultoria que fará esses estudos deve ser aberta em um mês. A União trabalha com o prazo de um ano para a conclusão do lev...

A Tribuna
08/11/2007 22:00
Visualizações: 296

O Governo Federal irá elaborar um plano estratégico para o desenvolvimento do sistema portuário nacional nos próximos 50 anos. A licitação para a contratação da consultoria que fará esses estudos deve ser aberta em um mês. A União trabalha com o prazo de um ano para a conclusão do levantamento.

Inédito, o planejamento irá detalhar à Secretaria Especial de Portos (SEP) as projeções de crescimento operacionais e de expansão dos complexos marítimos, com base nos aumentos previstos da produção agrícola e industrial. Até então, a União pretendia somente fazer um diagnóstico da situação atual do setor.

O projeto foi anunciado pelo secretário-adjunto da SEP, José Roberto Serra, a empresários na tarde de ontem, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Capital.

‘‘Será um estudo de alta complexidade, abordando as políticas traçadas para o setor portuário com uma visão de futuro, dentro de um horizonte de 50 anos. Será uma coletânea de dados e projetos para o desenvolvimento logístico, com estudos de engenharia e ambientais. Iremos avaliar se os portos já estão congestionados, se há necessidade de expansão’’, revelou Serra.

O secretário-adjunto negou que o relatório previsto será um desdobramento do Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT), concluído pelo Ministério dos Transportes no último semestre e que traça as necessidades de investimentos no setor até 2023. ‘‘O PNLT é macro. Nós vamos fazer um documento muito mais profundo da infra-estrutura portuária. Pretendemos entrar em fase de projetos, ver o que está pronto, o que falta, tomar como base o que é mais urgente e fazer as contratações’’, explicou.

O levantamento ainda fará projeções sobre as cargas para potencial escoamento pelos portos brasileiros nas próximas cinco décadas. ‘‘Esse dado abordará uma região produtora de soja, por exemplo. Saberemos quais os melhores portos para essa região, se precisamos desenvolver um porto novo. Será uma leitura completa, um roteiro principal dos portos’’.
Segundo Serra, o plano estratégico deverá ter revisões anuais, adaptando-o às novas demandas do mercado.

Os termos do edital que vai contratar a consultoria responsável estão em fase final de elaboração. Para o secretário-adjunto, a conclusão do documento que abre a licitação ‘‘vai ser fechado em novembro ainda’’. Já o edital será lançado no mês seguinte, anunciou Serra, sem saber ainda os custos do estudo.

Segundo na hierarquia da SEP, atrás apenas do ministro Pedro Brito, Serra admitiu ainda que projetos pendentes no Porto de Santos, como a implantação do sistema de segurança exigido pelo ISPS Code e o modelo de saneamento das dívidas da Codesp, serão finalizados apenas antes da virada do ano.
Já os debates para a cessão dos armazéns 1 ao 8 do porto à Prefeitura de Santos, que pretende implantar no local um centro turístico e de lazer, serão retomados pelo Conselho de Administração (Consad) da Autoridade Portuária. Serra assumirá a presidência do órgão no fim deste mês.

Simultaneamente ao plano estratégico para os complexos marítimos brasileiros, a Secretaria Especial de Portos (SEP) dará início a um estudo exclusivo sobre a expansão do Porto de Santos. Custeado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cerca de US$ 1,3 milhão, o levantamento tratará principalmente da viabilidade de Barnabé-Bagres, projeto de duplicação da capacidade operacional do complexo.

‘‘Este é um plano a curto prazo. Para começar até o final do ano e ficar pronto, como está sendo pensado, em quatro meses’’, anunciou o secretário-adjunto da SEP, José Roberto Serra, ao final da reunião de balanço das ações da pasta na sede da Fiesp.
Segundo Serra, o plano irá determinar os prazos para a abertura de novas áreas operacionais. ‘‘Será um projeto para saber como precisamos expandir o Porto de Santos, quando vamos precisar expandir efetivamente o porto, o que Barnabé-Bagres nos trará e como ficará a disposição desse projeto’’, enumerou.

O secretário-adjunto ainda contou que o estudo apontará em quantos anos a estrutura atual do porto atingirá sua capacidade de movimentação e a partir de quando será necessário expandir o complexo.

A metodologia da pesquisa será feita em parceria entre o BID e técnicos da Codesp, destacou Serra, no encontro na sede da Fiesp. Também participaram da reunião o diretor de Infra-estrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Sérgio Saturnino, o prefeito de Santos, João Paulo Papa, o secretário de Assuntos Portuários da Cidade, Sérgio Aquino, diretores da Codesp e empresários.
 
Fonte: A Tribuna

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.