Qualificação

Unesp promove cursos em parceria com Petrobras e universidades portuguesas

Os participantes são geólogos, engenheiros, físicos e geofísicos, sendo dez brasileiros, oito portugueses e dois africanos. De acordo com o professor Dimas Dias-Brito, um dos coordenadores do programa e também do UNESPetro, a iniciativa faz parte de um acordo firmado pelos governos do Brasil e

Redação
13/04/2012 21:01
Visualizações: 373 (0) (0) (0) (0)
Na próxima segunda-feira (16) terá início o Programa de Educação Continuada em Geoengenharia de Reservatórios Carbonáticos, uma série de cursos presenciais promovidos pela Universidade Estadual Paulista, no campus de Rio Claro, por meio da UNESPetro (Centro de Geociências aplicadas ao Petróleo), em parceria com a Petrobras, Unicamp, três universidades portuguesas - Universidade de Ciência de Lisboa, Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Universidade de Aveiro - e a empresa portuguesa Galp Energia.

De acordo com o professor Dimas Dias-Brito, um dos coordenadores do programa e também do UNESPetro, a Unesp vai ministrar parte dos módulos de geociências. “Buscamos promover entre os profissionais da Petrobras e da empresa Galp, integração multidisciplinar, de forma a conceder competências cruzadas no setor de exploração e da produção de petróleo, por meio da geologia e engenharia”, explica.

Os participantes são geólogos, engenheiros, físicos e geofísicos, sendo dez brasileiros, oito portugueses e dois africanos. De acordo com Brito, a ação faz parte de um acordo firmado pelos governos do Brasil e Portugal na área de ciência e tecnologia. “Esta iniciativa insere-se no plano de internacionalização da Universidade e atende às demandas de capacitação derivadas das descobertas do pré-sal”, conclui.

Com duração de um ano, o curso completo é subdividido em 14 módulos de 40 horas cada. Serão realizados também dois trabalhos de campo, um no Brasil e outro em Portugal. Alguns dos módulos serão oferecidos à distância, por meio de videoconferência. As aulas presenciais serão ministradas pelas cinco universidades participantes. Em Portugal, as aulas ocorrerão entre os dias 14 de maio e 22 de junho, com participação de professores da Unesp.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
Evento
Vendas de ingresso do Seminário de Gás Natural do IBP es...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Comitiva sergipana em feira nos EUA se reúne com diretor...
07/05/25
Sergipe Oil & Gas 2025
SOG25 vai dar destaque ao potencial de Sergipe na produç...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Resultado
Vibra tem crescimento inédito no 1T25
07/05/25
Offshore
Descomissionamento de plataformas fixas em águas rasas a...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
EPE destaca oportunidades de investimento no setor energ...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
PPSA anuncia revisão no volume a ser ofertado no 5º Leil...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Brasil leva maior delegação estrangeira para feira de pe...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Para divulgar o potencial energético do Rio de Janeiro, ...
06/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Fábio Mitidieri participa da abertura do Pavilhão Brasil...
06/05/25
Energia Eólica
Brasil e Países Baixos promovem seminário sobre energia ...
06/05/25
Etanol
ORPLANA reafirma compromisso com a governança e transpar...
06/05/25
Meio Ambiente
Aterro Zero: Refinaria de Mataripe conquista certificação
06/05/25
ANP
Produção de petróleo e gás natural no pré-sal registra r...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
IBP marca presença na programação da OTC Houston 2025
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22