Rio Oil & Gas 2016

Uma nova matriz para o consumo crescente de energia no mundo futuro

Redação/Assessoria
26/10/2016 10:07
Uma nova matriz para o consumo crescente de energia no mundo futuro Imagem: Divulgação/Kamel Ben Naceur, IEA Visualizações: 186

A indústria de petróleo e gás já entendeu que a diversificação da matriz energética é uma realidade que vai nortear o consumo crescente de energia no mundo nos próximos anos. Foi esse o pensamento que prevaleceu na plenária Padrões de Oferta e Consumo de Energia Passados e Futuros e Implicações na Alocação de Capital. Na avaliação de Kamel Ben Naceur, diretor de Sustentabilidade, Tecnologia e Perspectivas da Agência Internacional de Energia (IEA - sigla em inglês), chama atenção a redução nos investimentos em energia nos últimos anos.

Ele citou dados da própria agência, que apontam que foram investidos 1,8 trilhão de dólares em energia em 2015, uma queda de 8% em relação ao ano anterior. Essa redução, destacou, foi na contramão do crescimento em investimentos registrado entre 2010 e 2014. A tendência para 2016 e 2017 é que permaneça essa queda. Ben Naceur destacou ainda a presença cada vez maior das renováveis na matriz energética, que hoje já somam 17% do total, contra 46% de petróleo e gás. Entre os combustíveis fósseis, o especialista acredita que a demanda por óleo e carvão vai continuar crescendo, mas o que será bastante demandado é o gás natural.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19