Rio de Janeiro

Um mar de oportunidades

Governo do Rio de Janeiro lança programa de capacitação profissional para ampliar oportunidades de emprego e impulsionar a economia do mar no estado. Empregos Azuis – Um Mar de Oportunidades é o nome da iniciativa que oferecerá mais de 10 cursos gratuitos de especialização, em parceria com municípios e empresas privadas.

Redação TN Petróleo/Beatriz Cardoso
13/03/2025 14:28
Um mar de oportunidades Imagem: Divulgação Visualizações: 2446

O governo do Rio de Janeiro lança nesta sexta-feira, (14/03), o programa Empregos Azuis – Um Mar de Oportunidades, para capacitação e certificação de profissionais no segmento de Economia do Mar. Por meio de parcerias com municípios litorâneos e empresas do setor privado, realizadas pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, serão oferecidos mais de 10 cursos gratuitos. A capacitação incluirá treinamento prático e certificação em funções como as de taifeiro, caldeireiro, eletricista de embarcação, segurança de plataforma e operador de guindaste, preparando trabalhadores para um mercado cada vez mais competitivo.

“Essa iniciativa reforça o papel do Rio de Janeiro como referência nacional na economia marítima. Ao investir na qualificação profissional, estamos ampliando não apenas as chances de empregabilidade de nossos trabalhadores, mas também impulsionando a revitalização e o crescimento da indústria naval, offshore e de logística portuária. A parceria com municípios e empresas privadas garante que a capacitação esteja alinhada às necessidades reais do mercado, aumentando a competitividade dos profissionais e promovendo um ciclo sustentável de desenvolvimento e inovação”, afirmou o governador Cláudio Castro (foto).

O objetivo do novo programa é formar cerca de 2.000 alunos em um ano, para que as empresas do setor, que operam no Estado do Rio, não precisem captar mão de obra especializada em outros estados. Com 635 km de litoral, o Rio de Janeiro tem a terceira maior costa do país e é o maior produtor nacional de petróleo e gás.

“A economia do mar é uma das principais fontes de receita do estado e um motor de inovação tecnológica, promovendo a modernização da infraestrutura portuária, o fortalecimento da indústria naval e o crescimento do setor de transporte e logística marítima. Além disso, o turismo costeiro e as atividades pesqueiras desempenham um papel essencial na dinamização da economia, ampliando oportunidades para trabalhadores em diversas áreas. Com o programa Empregos Azuis, queremos capacitar o cidadão fluminense, para que as nossas empresas não precisem captar mão de obra especializada em outros estados”, destacou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mulheres na indústria
Elas Navegam: Norsul lança campanha para apoiar o retorn...
16/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Resultado
Porto de Imbituba movimenta mais de 2,65 milhões de tone...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Oportunidade
Os cursos incluem áreas de alta empregabilidade e das ma...
22/04/26
Construçao Naval
Usiminas fornece aço para fragatas da Marinha do Brasil
22/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23