Aquisição

Ultra perto de levar rede Texaco

Jornal do Commercio
17/06/2008 09:22
Visualizações: 1092

A compra do setor de distribuição de combustíveis no Brasil da companhia americana Texaco pelo Grupo Ultra está quase certa, segundo fontes que acompanham as negociações. A Agência Estado confirmou com três fontes das duas empresas que faltam poucos detalhes para a transação ser concluída, o que não foi confirmado oficialmente pelas partes envolvidas.

 

Segundo uma destas fontes, a aquisição estaria sendo avaliada pelo departamento jurídico da Ipiranga, que desde sua aquisição em março do ano passado pelo Ultra em parceria com a Petrobras e a Braskem, teve sua fatia de distribuição de combustíveis nas regiões Sul e Sudeste transferida para as mãos do Ultra. O restante das operações ficou nas mãos da Petrobras.

 

Em nota oficial à imprensa, o Ultra informou que vem avaliando novas oportunidades, que tem interesse, mas não há detalhes sobre negociação. "Todas as oportunidades de crescimento e aquisições em distribuição de combustíveis, atuais ou futuras, estão sendo ou serão analisadas", diz a nota da empresa, cujas ações preferências na bolsa paulista tiveram alta hoje de 2,07%, ante uma valorização de 0,12% do Ibovespa. A Texaco também não comenta as negociações.

 

Na recente aquisição dos ativos de distribuição da Esso, o Ultra também era cotado como um dos principais possíveis compradores, mas os ativos foram vendidos para o Grupo Cosan, ligado ao setor canavieiro no estado de São Paulo. O grupo Cosan divulgou ontem que "qualquer envolvimento seu com esta aquisição é especulação de mercado".

 

Segundo um analista do setor consultado pela Agência Estado, um dos principais interesses do Ultra nessa área na Texaco está relacionado à excelente localização e margem de venda dos postos da marca no País. A maioria deles está em áreas consideradas no mercado de combustíveis como o "filé mignon" do setor, por proporcionarem venda de até 250 mil litros por mês, ante uma média de 80 mil litros mensais do setor em geral, de acordo com o analista.

 

Com a aquisição dos ativos da Texaco, o Ultra fortaleceria a marca Ipiranga, que poderá utilizar por pelo menos três anos, e teria cacife para brigar mais forte no mercado com a líder Petrobras, impedindo também que a entrada da Cosan ameaçasse o segundo lugar da Ipiranga. A Texaco ocupa hoje uma fatia de 9,4% na distribuição de gasolina e de 8,8% na de diesel. Segundo rumores de mercado, a AleSat Combustíveis e a GP Investimentos também estarias interessadas nos ativos da Texaco no Brasil. Procuradas pela Agência Estado, as duas companhias preferiram não comentar o assunto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23