Rio Oil & Gas 2018

Último dia da Rio Oil & Gas começa com discussão de temas fundamentais para o futuro da indústria

Redação/Assessoria
27/09/2018 19:14
Visualizações: 160

Institucional

As primeiras sessões do último dia da 19ª edição contaram com palestrantes nacionais e internacionais que debateram licenciamento ambiental, transição energética e política de preços de combustíveis.

Um dos temas mais relevantes para a indústria na atualidade, o licenciamento ambiental foi debatido durante a sessão especial “Licenciamento ambiental e o futuro sustentável da indústria de petróleo e gás no Brasil”. Bruno Eustáquio, diretor do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), Marcelo Mafra, superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), e Larissa dos Santos, diretora de Licenciamento Ambiental do IBAMA, apresentaram uma visão governamental sobre o assunto. Segundo Mafra, o contrato de 23 blocos offshore estão parados por atraso no processo de licenciamento ambiental. “O impacto da variável ambiental nos projetos de E&P é notável. Perdem-se oportunidades de geração de emprego, efeito renda, participações governamentais e desenvolvimento de novas tecnologias”, disse.

Larissa dos Santos destacou que a demanda por novos licenciamentos vem aumentando. Segundo ela, até 24 de setembro deste ano, o IBAMA tinha 2.799 processos ativos – contra 2.167 em 2017. Na indústria de petróleo e gás, já são 22 processos ativos em 2018. “No total, são 558 processos de licenciamento relativos ao setor de óleo e gás sendo analisados por 62 analistas. Sob essa perspectiva, podemos dizer que tivemos muitos avanços na recente gestão do órgão”, comentou.

Em termos de melhorias para a área, Bruno Eustáquio destacou a necessidade de fortalecimento da governança para maior alinhamento entre as instituições, bem como o avanço com os projetos estruturantes do Acordo de Cooperação Técnica entre a ANP e o IBAMA. Questões como a elaboração do caderno de boas práticas do licenciamento ambiental e a ampliação da integração técnica entre as instituições também foram mencionadas como avanços necessários para esse tópico.

Preços de combustíveis

Em painel que discutiu os papeis e responsabilidades nas políticas de preços de combustíveis, o presidente da Raízen, Luiz Henrique Guimarães, criticou a tentativa de regulação dos preços de combustíveis pela ANP. Ele defendeu que o mercado nacional não precisa de nenhum outro instrumento, senão o próprio mercado funcionando e se auto regulamentando.“Ninguém controla na indústria três variáveis: câmbio, preço do barril e imposto. É isso que afeta o preço e ninguém controla no mundo”, justificou o executivo.

Segundo ele, foi o monopólio da Petrobras que afastou as grandes petroleiras mundiais do mercado de distribuição do país. “Esse mercado quebrou. As grandes empresas saíram do Brasil e não voltaram. As que resistiram, só existem porque fizeram fusão. Ninguém quer voltar”, afirmou.Guimarães disse ainda que é preciso ajudar a Petrobras a levar adiante seu programa de desinvestimento, combater a adulteração de combustíveis e diminuir a tributação.

O diretor da Fecombustíveis, Emílio Martins, reconheceu que a Federação está apreensiva com as mudanças que a ANP vai propor. “ A Fecombustíveis não é contrária a qualquer mudança no mercado, nos adaptaremos ao que for. Mas se tem uma coisa que funciona no Brasil é o mercado de distribuição de combustíveis”, concluiu.

Transição energética

A transição energética foi tema de sessão especial nesta quinta-feira, que contou com líderes de empresas globais para falar sobre o novo cenário no setor. Em meio a diversas transformações, principalmente com o avanço da tecnologia, Carla Lacerda, presidente da ExxonMobil Brasil, destacou que busca sempre olhar à frente e encontrar soluções para o futuro e apresentou pela primeira vez a estratégia da companhia para a transição. “O Brasil é o país do desenvolvimento, em todos os aspectos. A transição energética é o caminho e temos uma gama de variedades naturais para torná-la real. Ainda estamos muito distantes da nossa meta, mas acreditamos que até 2040 temos um caminho promissor pela frente e usaremos ainda mais o biocombustível em nossa atuação”, comentou.

O presidente da Shell, André Araújo, explicou que a indústria vem entendendo essa necessidade de transformação e as empresas sabem que não podem mais atuar sem pensar nas consequências geradas.  “Temos que mudar o sistema de energia de hoje para um sistema de baixo carbono e saudável para o meio ambiente. É muito importante estarmos todos juntos nisso, pois é nossa responsabilidade atuar de forma consciente”, comentou. O executivo também se referiu a recentes decisões positivas como a proibição do uso de canudos para inibir a produção de plástico.

Para finalizar, Anders Opedal, presidente da Equinor no Brasil, reforçou como a troca de experiências entre os países é de extrema importância. “Trabalhamos para sermos o mais eficientes possível e aprender sempre. Cada país tem sua especificidade, mas utilizamos as mesmas tecnologias disponíveis, pois o importante é sempre testar todas as possibilidades. Às vezes temos sucesso, às vezes não, mas sempre saberemos que tentamos ao máximo os melhores resultados possíveis”, concluiu. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19