Inovação

UFSCar cria Núcleo de Pesquisa em Bioenergia

Ideia é integrar os estudos feitos pelos pesquisadores da universidade.

Redação TN
08/05/2014 16:23
Visualizações: 1229

 

Atendendo à crescente demanda de estudos em energias renováveis, bem como a importância no mercado mundial, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou o Núcleo de Pesquisa em Bioenergia. A proposta de criação surgiu durante reunião realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Agência de Inovação da UFSCar no último dia 7 de maio.
O Núcleo de Pesquisa em Bioenergia da Instituição foi criado visando integrar os diversos estudos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade. “O objetivo da reunião foi aproximar grupos para trabalhar de forma cooperativa, trocar experiências e fomentar pesquisas na área”, afirmou a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo.
Estiveram presentes na reunião pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), dos departamentos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Genética e Evolução e Morfologia e Patologia, do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais e pós-graduandos da UFSCar.
As pesquisas em Bioenergia desenvolvidas na Universidade abrangem desde melhoramento genético da cana-de-açúcar, passando por biodiesel, matérias primas de biocombustíveis e enzimas utilizadas na produção do etanol de segunda geração.
Para a diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, a criação do Núcleo, que foi um desdobramento da reunião, mostra a importância do trabalho conjunto entre os pesquisadores que deve resultar, entre outros aspectos, no desenvolvimento sócioeconômico do Brasil.

Atendendo à crescente demanda de estudos em energias renováveis, bem como a importância no mercado mundial, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou o Núcleo de Pesquisa em Bioenergia. A proposta de criação surgiu durante reunião realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Agência de Inovação da UFSCar no último dia 7 de maio. O Núcleo de Pesquisa em Bioenergia da Instituição foi criado visando integrar os diversos estudos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade. “O objetivo da reunião foi aproximar grupos para trabalhar de forma cooperativa, trocar experiências e fomentar pesquisas na área”, afirmou a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo.

Estiveram presentes na reunião pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), dos departamentos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Genética e Evolução e Morfologia e Patologia, do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais e pós-graduandos da UFSCar. As pesquisas em Bioenergia desenvolvidas na Universidade abrangem desde melhoramento genético da cana-de-açúcar, passando por biodiesel, matérias primas de biocombustíveis e enzimas utilizadas na produção do etanol de segunda geração.

Para a diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, a criação do Núcleo, que foi um desdobramento da reunião, mostra a importância do trabalho conjunto entre os pesquisadores que deve resultar, entre outros aspectos, no desenvolvimento sócioeconômico do Brasil.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.