Mercosul

UE se compromete a fortalecer relações com Brasil

<P>A União Européia (UE) afirma estar comprometida com um fortalecimento das relações com o Brasil em um segundo mandato do presidente Luis Inácio Lula da Silva e a conclusão de um acordo comercial com o Mercosul, mas se nega a estipular um prazo para que o entendimento seja concretizado.</P><...

O Estado de S. Paulo
31/10/2006 00:00
Visualizações: 254 (0) (0) (0) (0)

A União Européia (UE) afirma estar comprometida com um fortalecimento das relações com o Brasil em um segundo mandato do presidente Luis Inácio Lula da Silva e a conclusão de um acordo comercial com o Mercosul, mas se nega a estipular um prazo para que o entendimento seja concretizado.

A Comissão Européia e o Brasil compartilham do mesmo compromisso de conclusão de um ambicioso acordo de associação entre o Mercosul e a UE, afirmou a comissária de Relações Exteriores da Europa, Benita Ferrero-Waldner em um comunicado em que felicita Lula pela vitória nas urnas.

Mas, entre os negociadores europeus envolvidos no processo com o Mercosul desde 1999, a avaliação é de que já não se pode mais prever quando é que o acordo poderia ser fechado. Na semana que vem, no Rio de Janeiro, os dois blocos se reúnem pela primeira vez em meses para debater como relançarão o processo.

Em Bruxelas, os diplomatas alertam que a UE precisa primeiro saber qual será o destino dado às negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) para depois definir qual será o grau de abertura do seu mercado para os produtos agrícolas do Mercosul. Vamos manter um perfil baixo até que possamos saber o que de fato vai ocorrer na OMC, afirmou um dos negociadores.

Em Genebra, a OMC continua com seu processo suspenso diante das diferenças entre os governos sobre como deve ocorrer a liberalização agrícola. Uma retomada de fato do processo ocorreria apenas no início de 2007. Só então Bruxelas estaria disposta a retomar as negociações com o Mercosul em cada um dos capítulos do acordo.

Politicamente, porém, a Europa insiste que passará os próximos quatro anos fortalecendo as relações bilaterais e levando em consideração o crescente interesse de ambos governos a cooperar em áreas sociais, transporte marítimo, meio ambiente, desenvolvimento regional e energia.

A comissária da UE ainda apelou em seu comunicado para que o Brasil adote uma posição de liderança no que se refere ao debate internacional sobre o etanol nos próximos anos. Em meados de 2007, a Europa realiza uma conferência para discutir como acelerar a introdução do combustível no mercado europeu. Lula foi convidado e, segundo Bruxelas, sua presença confirmará a liderança do Brasil no assunto.

ELEIÇÕES

Benita Ferrero Waldner ainda classificou como exemplar as eleições no Brasil e congratulou a Justiça eleitoral pela precisão e rapidez no anúncio dos resultados. A comissária afirmou que acompanhou com grande interesse a campanha eleitoral, incluindo os debates na televisão entre os candidatos e os dois turnos de votação.

Desejo todo o sucesso ao presidente Lula em seu segundo mandato. Quero assegura a ele nosso interesse em trabalhar em conjunto por um progresso nas relações entre o Brasil e a UE, concluiu a representante européia. 

Fonte: O Estado de S. Paulo

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22