Energia solar

Uberlândia é destaque no Brasil por ultrapassar 50 megawatts na geração de energia solar

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/12/2020 20:26
Visualizações: 1243

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Uberlândia, em Minas Gerais, acaba de ultrapassar a marca de 50 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar. A cidade ocupa a primeira posição no ranking de cidades brasileiras com maior potência fotovoltaica em telhados e pequenos terrenos.

A cidade possui atualmente 3.267 sistemas fotovoltaicos em operação nas residências (81,1%), comércios (15,6%), rural (1,7%), indústrias (1,3%) e prédios públicos (0,3%), que abastecem 3.968 unidades consumidoras. Dentre os municípios de Minas Gerais, Uberlândia é a primeira em potência instalada, seguida por Belo Horizonte, Montes Claros e Governador Valadares.

No estado de Minas Gerais como um todo, a geração distribuída solar fotovoltaica ultrapassou recentemente a marca de 800 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída. Na comparação com os demais estados do Brasil, os mineiros ocupam a primeira posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica.

Ao todo, o território mineiro possui 68.714 sistemas fotovoltaicos em operação no segmento de geração distribuída, presentes em 98% dos municípios do estado. De acordo com a ABSOLAR, Minas Gerais representa 19,5% de toda a potência instalada em geração distribuída solar no Brasil.

De acordo com Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, o Brasil é uma nação solar por natureza. “Mesmo na região sudeste do País, com clima mais ameno, a produtividade da tecnologia fotovoltaica é maior do que em países líderes do setor, como Alemanha, Japão e Reino Unido”, comenta.

“A solar fotovoltaica reduz os custos de energia elétrica da população, aumenta a competitividade de empresas e produtores rurais e desafoga o orçamento do poder público. Nosso País possui condições privilegiadas para se tornar uma liderança mundial no setor”, acrescenta Bruno Catta Preta, coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.